Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia da visibilidade lésbica: 3 personagens que amamos ver nas telas e que você precisa conhecer

No dia da visibilidade lésbica, relembre quatro personagens lésbicas que marcaram as telas e confira dicas de livros sobre o tema!

29 ago 2023 - 22h00
Compartilhar
Exibir comentários

O dia 29 de agosto é conhecido como o dia da visibilidade lésbica. A data remete ao primeiro Seminário Nacional de Lésbicas, que aconteceu em 1996 e virou palco de debates relevantes para a comunidade.

Foto: Twentieth Century Fox Film Corporation / Adoro Cinema

No audiovisual, ainda há muito o que percorrer em termos de representação lésbica, que, por muito tempo, foi limitada ao apagamento da sexualidade dos personagens. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Thelma & Louise, Tomates Verdes Fritos e até Os Feiticeiros de Waverly Place, segundo o escritor Peter Murrieta.

Ainda assim, algumas histórias recentes se destacam no sentido de boas representações nas telas. O AdoroCinema preparou uma lista com cinco personagens lésbicas que enriqueceram o cenário e também destaca 5 livros para ampliar o debate. Confira!

Amy Antsler (Fora de Série)

Foto: Adoro Cinema

No filme coming of age Fora de Série, Amy (Kaitlyn Dever) é uma adolescente lésbica que vive dilemas comuns de qualquer outra adolescente, como a dificuldade de chegar em uma crush do ensino médio. Ela já passou por todo o processo de descoberta da própria sexualidade e também pela parte em que a torna conhecida para todos. Como poucas produções, Booksmart dá lugar a uma narrativa divertida e natural para personagens queer, o que o tornou inovador em termos de representação.

Elena Alvarez (One Day at a Time)

Foto: Adoro Cinema

Leia o artigo em AdoroCinema

Mulan é o primeiro filme LGBT+ da Disney? Fãs apontam evidências no desenho e até no live-action

Foi uma das melhores séries de comédia romântica LGBTQ+, mas acabou sendo cancelada injustamente

Este filme é quase uma obra-prima e mostra o quão longe adolescentes LGBTQ+ podem ir para sobreviver à escola

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade