Marty Supreme: Conheça a história real que inspirou o filme estrelado por Timtohée Chalamet
Marty Supreme é uma cinebiografia do mesatenista estadunidense Marty Mauser, vivido por Timothée Chalamet. O filme de Josh Safdie estreia no dia 22 de janeiro.
Após protagonizar Um Completo Desconhecido, Timothée Chalamet logo mergulhou de cabeça em outra cinebiografia, Marty Supreme. Mesmo pertencendo ao mesmo gênero, o filme de Josh Safdie é bastante distinta do longa sobre a carreira de Bob Dylan, tanto em assuntos quanto em estrutura.
A produção enquadra-se no guarda-chuva das biopics por contar a história do mesatenista Marty Reisman, que viveu diversos episódios curiosos e reais em sua trajetória pessoal e esportiva até seu falecimento, em 2012, aos 82 anos. Contudo, ela não é uma biografia propriamente dita e se apoia no famoso disclaimer do "livremente baseado em fatos reais".
Tanto que, no filme, o personagem de Chalamet é chamado Marty Mauser ao invés de Reisman e outros personagens e acontecimentos também foram inventados. Safdie e o roteirista Ronald Bronstein guiaram-se a partir do livro "The Money Player: The Confessions of America's Greatest Table Tennis Champion and Hustler" (O Jogador de Dinheiro: As Confissões do Maior Campeão de Tênis de Mesa e Trambiqueiro dos EUA, em livre tradução), a autobiografia de Reisman publicada em 1974.
Quem foi Marty Reisman, o mesatenista que inspirou Marty Supreme?
Assim como na ficção, Marty aprendeu a jogar pingue-pongue nos cortiços novaiorquinos em sua infância nos anos 40. Com o tempo…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Quando estreia Marty Supreme? Cinebiografia pode render o primeiro Oscar de Timothée Chalamet