PUBLICIDADE

Seu Jorge sobre 'How to Be a Carioca': "tem muito de mim mesmo"

A série já está no Star+.

22 out 2023 - 17h58
(atualizado em 23/10/2023 às 10h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação / Divulgação

'How to be a Carioca' é a mais nova aposta nacional do Star+. Com direção artística de Carlos Saldanha ('Rio', 'A Era do Gelo', 'O Touro Ferdinando') e direção geral de Joana Mariani, a antologia é ambientada na Cidade Maravilhosa e conta com seis episódios de 40 minutos e apresenta histórias de estrangeiros da Alemanha, Argentina, Israel, Angola e Síria vivendo uma aventura no melhor estilo “gringo”, na tentativa de se adaptar à cultura local. Para guiar e encurtar esse caminho de integração aparece Francisco (Seu Jorge), o melhor guia carioca que eles poderiam ter.

Em entrevista, Seu Jorge comentou sobre o diferencial do Rio de Janeiro e o que faz a cidade se destacar. 

“É o orgulho que o carioca tem da cidade. Quando você chega, ele quer te mostrar as maravilhas do Rio de Janeiro; muitos até fingem não ver os problemas que a cidade tem, ele acredita piamente que a cidade dele é incrível, ele não troca por outro lugar. Eu fui um carioca assim”, contou. “É uma cidade que acolhe e foi o centro por muitos anos. Quando deixou de ser, ficou uma sensação de querermos recuperar alguma coisa”, completou Saldanha.

Nascido em Belford Roxo, no Rio, Seu Jorge também comentou sobre a construção de Francisco, seu personagem, um homem de 50 anos apaixonado por música e que, melhor do que ninguém, é especialista na Cidade Maravilhosa e no jeitinho carioca de ser, se tornando uma figura principal na mistura e envolvimento dos personagens de diversos cantos do mundo presentes na série. 

Veja músicos que já se aventuraram no cinema Veja músicos que já se aventuraram no cinema

“Tem muito de mim mesmo, me emprestei bastante para fazer. Eu não queria que ele caísse no estereótipo do malandrão, carregado de gíria. Ele é um cara que não vai te decepcionar, ele não quer decepcionar ninguém, ele está em uma constante busca de melhorar a vida dele porque ele tem muitas questões, mas não transpassa esses problemas. Acho que ele se distrai um pouco com o problema das outras pessoas”.

Joana Mariani, que fez parte do projeto do início, dez anos atrás, até ele chegar no Star+, contou que o protagonista Francisco sempre existiu, mas transformar as histórias em uma série ampliou o horizonte.

“No segundo argumento já existia o Francisco, mas ele foi variando ao longo do processo, entre papéis maiores e menores. Quando abrimos para a série, tudo que a gente queria fazer com ele, a gente tinha como fazer”, contou. 

'How To Be Carioca' já está disponível com exclusividade no Star+.

Vic View Paulista, formada em jornalismo e cinema, sempre foi apaixonada por filmes e séries. Aos poucos, começou a escrever suas primeiras críticas e percebeu que poderia transformar o universo da Cultura Pop em sua profissão.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade