Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cineasta francês Jean-Luc Godard completa 80 anos

3 dez 2010 - 00h30
(atualizado às 08h00)
Compartilhar

O diretor Jean-Luc Godard, um dos criadores, há meio século, do movimento cinematográfico francês conhecido como a Nouvelle Vague, comemora na sexta-feira (3) seus 80 anos na cidade suíça de Rolle, enquanto seus filmes continuam a inspirar diretores do mundo inteiro, de Almodóvar a Tarantino.

» Assista a trailers de cinema

» vc repórter: mande notícias

Com o rosto severo, com barba por fazer e vestindo o mesmo casaco de 20 anos atrás, Godard finge se esconder, mas na realidade nunca parou de trabalhar e sua obra reaparece com frequência no primeiro plano do cinema mundial.

Em maio passado, apareceu no programa do Festival de Cannes, com a apresentação de seu último longa-metragem, Film Socialisme. No final de novembro, Hollywood o homenageou concedendo um Oscar de honra pelo conjunto de sua carreira, marcada por filmes como Acossado, com Jean Seberg e Jean-Paul Belmondo, O Desprezo, com Brigitte Bardot, ou Alphaville, com sua ex-companheira Anna Karina.

Godard primeiro foi crítico da lendária revista Cahiers du Cinéma, junto com outras grandes figuras da Nouvelle Vague, incluindo François Truffaut e Claude Chabrol, este último recentemente falecido.

Nesses anos 50 reinava "um extraoridário amor pelos filmes e um espírito de rebelião contra a impressão de conformismo que deixava no cinema francês", afirma um dos ex-diretores da revista, Jean-Michel Frodon, que acaba de publicar uma "História do cinema francês, da Nouvelle Vague aos nossos dias."

Após passar para trás das câmeras, Godard reinventou uma linguagem do cinema que segue inspirando cineastas tão diferentes, como David Lynch, Pedro Almodóvar, Quentin Tarantino, Gus van Sant e Mathieu Amalric, acrescenta.

Jean-Luc Godard, que adquiriu a nacionalidade suíça aos 21 anos, afirma que decidiu instalar-se na cidade de Rolle há 30 anos com sua companheira Anne-Marie Miéville, porque é um lugar "qualquer". "As pessoas o deixam tranquilo. Ele tem seus hábitos, passeia com o cachorro, vai ao café na rua principal, compra seu jornal, seus cigarros. É alguém muito simples", descreve Frodon.

Godard foi um dos criadores da chamada "Nouvelle Vague" francesa, com filmes como "Acossado"
Godard foi um dos criadores da chamada "Nouvelle Vague" francesa, com filmes como "Acossado"
Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra