BAFTA: O que a vitória de Emillia Pérez significa para Ainda Estou Aqui no Oscar 2025?
O destaque do BAFTA 2025 ficou para Conclave e O Brutalista, ambos conquistaram quatro prêmios e foram os maiores vencedores.
Os vencedores do BAFTA 2025, considerado o "Oscar britânico", foram revelados no último domingo (16) e o destaque ficou para Conclave, que venceu como Melhor Filme e Melhor Filme Britânico, e O Brutalista, que levou para casa Melhor Diretor para Brady Corbert e Melhor Ator para Adrien Brody, ambos com quatro prêmios.
Emillia Pérez superou Ainda Estou Aqui e conquistou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, assim como Melhor Atriz Coadjuvante por Zoe Saldana. Essa vitória reforça o favoritismo do filme nestas categorias para o restante da temporada de premiações, considerando que o BAFTA é uma das premiações mais importantes do cinema. Resta saber se isso realmente irá se confirmar no Oscar 2025 ou as polêmicas recentes envolvendo Karla Sofía Gascón irão favorecer o representante brasileiro.
Lembrando que Ainda Estou Aqui também está indicado como Melhor Filme e Melhor Atriz com Fernanda Torres no Oscar 2025. Como a atriz brasileira não foi indicada ao BAFTA, a vitória de Mikey Madison por Anora surpreende, considerando que Demi Moore por A Substância era a favorita. Assim, a categoria segue como uma das mais concorridas na temporada, mas Fernanda Torres continua com boas chances.
Confira a lista completa de vencedores do BAFTA 2025:
Melhor Filme
Melhor Atriz
Melhor Ator
Melhor Direção
Brady Corbet (O Brutalista)
Estrela em ascensão
Melho
…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Brasil faz história no Oscar 2025: Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres são indicados; confira a lista
Por que Emilia Pérez foi tão criticado pelos mexicanos? Estes pontos do filme explicam