Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Álbum em família encena peça de Nelson Rodrigues à distância

Com estreia nesta segunda (16) no Festival de Cinema de Gramado, longa utiliza obra clássica para questionar a ideia da família tradicional

17 ago 2021 - 17h13
(atualizado em 17/8/2021 às 14h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Com saudades do teatro e preso em sua casa devido à pandemia do coronavírus, o diretor Daniel Belmonte teve a ideia de adaptar a peça "Álbum em família", clássica de Nelson Rodrigues, por chamada de vídeo. Escreveu o roteiro, reuniu um grupo diverso de atores e propôs um debate da obra sob os olhos dos nossos tempos. O ensaio dessa equipe ficcional resultou no filme de mesmo nome que será lançado nesta segunda (16) no 49º Festival de Cinema de Gramado, às 21h30, em sessão exclusiva no Canal Brasil.

Otávio Muller vive Jonas, o patriarca da família, em obra clássica de Nelson Rodrigues
Otávio Muller vive Jonas, o patriarca da família, em obra clássica de Nelson Rodrigues
Foto: Divulgação/Raccord

O longa, segundo Belmonte, é uma tentativa de debater a ideia de família tradicional brasileira, já que a peça retrata os segredos e relações incestuosas dentro de uma família supostamente correta perante à sociedade. Revisitando uma obra clássica de um autor contraditório e polêmico, o diretor traz à tona discussões da atualidade - o machismo, o racismo, a LGBTfobia, o cancelamento na internet e a eterna discussão sobre a separação entre o artista e a sua obra.

Todo o filme foi rodado remotamente, aproveitando o momento de confinamento, e trazendo os próprios familiares dos atores para participar das filmagens. "Eu adoraria neste momento poder fazer uma peça. Acho que o teatro seria uma grande resposta nesse momento, olhar para a obra de Nelson Rodrigues e falar sobre o que está acontecendo agora. Então tive a ideia de fazer uma tentativa dessa peça com as nossas próprias famílias, em um momento em que estávamos enlouquecendo. Isso fez com que a gente conseguisse respirar um pouco", conta o diretor.

O Terra conversou com o cineasta Daniel Belmonte sobre a construção do roteiro, as dificuldades de adaptar uma obra clássica e a atual situação do cinema brasileiro. Confira a entrevista no vídeo:

Álbum em família revisita peça de Nelson Rodrigues:

Como assistir

A exibição dos filmes acontece de 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – somente durante o horário da exibição na TV. Os Longas Gaúchos estarão disponíveis de 16 a 21 de agosto, nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. Confira a programação completa em www.festivaldegramado.net.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade