PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Elon Musk disse em 2020 que daria golpe político no país que quisesse

Interesses econômicos ditam envolvimento do bilionário em assuntos de política internacional

8 abr 2024 - 19h42
(atualizado às 19h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Twitter/Elon Musk / Pipoca Moderna

Em campanha contra Alexandre de Moraes e o judiciário brasileiro no X (antigo Twitter), o bilionário Elon Musk já se gabou de dar golpes políticos ao redor do mundo. Em 2020, ele publicou o aviso na rede social: "Vamos dar golpe em quem quisermos. Lide com isso".

A mensagem foi publicada no contexto de uma crise política na Bolívia. Pouco antes, o presidente Evo Morales, de esquerda, havia renunciado ao cargo. Musk escreveu o tuite em resposta a um internauta que acusou o governo dos Estados Unidos de organizar um golpe na Bolívia para Musk poder fechar um negócio e garantir para suas empresas a produção de lítio do país - componente amplamente utilizado na fabricação das baterias em diversos eletrônicos atuais e também nos carros elétricos da Tesla, empresa do bilionário.

Interesses da Tesla também estariam ligados a atual campanha política contra o Brasil. Neste ano, representantes da BYD, gigante chinesa de carros elétricos, apresentaram ao presidente Luís Inácio Lula da Silva um plano de investir R$ 3 bilhões no complexo de Camaçari, que terá capacidade inicial de produzir 150 mil carros por ano e será a primeira fábrica de automóveis da empresa fora da Ásia. Com isso, a BYD dominaria o mercado brasileiro, que Musk tinha esperanças de conquistar com o possível apoio de Bolsonaro.

Foto: Reprodução / Pipoca Moderna

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade