É falso que Bono participou das eleições dos EUA em 2024
Ao contrário do que Trump disse, não há evidências de que o cantor do U2 - e cidadão irlandês - se envolveu nas eleições presidenciais do ano passado
Isso aconteceu na hora em que a maioria das coisas racionais costuma acontecer: à 1h34 da manhã, na rede social Truth Social, cujo dono é Donald Trump.
Segundo informações da Rolling Stone, o presidente Trump teve mais um chilique devido a Bruce Springsteen, escrevendo uma mensagem muito tranquila, em letras maiúsculas: "QUANTO KAMALA HARRIS PAGOU AO BRUCE SPRINGSTEEN POR SUA PÉSSIMA APRESENTAÇÃO DURANTE SUA CAMPANHA PRESIDENCIAL? POR QUE ELE ACEITOU ESSE DINHEIRO SE É TÃO FÃ DELA? ISSO NÃO SERIA UMA CONTRIBUIÇÃO DE CAMPANHA ILEGAL E GRAVE?"
Trump então mirou em ainda mais celebridades, escrevendo: "E QUANTO À BEYONCÉ? …E QUANTO FOI PARA OPRAH E BONO??? Vou pedir uma investigação séria sobre essa questão. Candidatos não podem pagar por APOIOS, o que Kamala fez, sob o pretexto de pagar por entretenimento." Ele continuou por um tempo depois disso, e concluiu: "Obrigado pela atenção a esse assunto!!!"
Isso é absurdo por vários motivos, incluindo o fato de que nem Beyoncé, nem Oprah (nem Eminem, nem Megan Thee Stallion, nem Lizzo) foram pagos por Kamala Harris para apoiá-la na eleição de 2024; essas alegações foram desmentidas no ano passado. Qualquer valor gasto foi apenas para cobrir os custos de realização dos eventos. Os artistas não embolsaram um centavo.
Além disso, Bono nem sequer é cidadão americano. Ele e sua banda, o U2, são famosos por serem da Irlanda, e não há nenhuma evidência de que o cantor tenha se envolvido na eleição de 2024 — ou em qualquer campanha presidencial na história dos EUA. Embora Bono, como muitas pessoas, tenha criticado as ações de Trump desde que ele assumiu o cargo pela segunda vez, isso está longe de ser um crime, e não tem nada a ver com financiamento de campanha.
Portanto, não está claro o que exatamente Trump poderia querer investigar em relação ao U2. Talvez uma análise profunda das novas músicas que eles estão gravando? Até onde sabemos, fazer música ainda é legal por aqui.
+++LEIA MAIS: Bono explica por que abandonou o nome "Bono Vox"
+++LEIA MAIS: Donald Trump pode colocar imigrantes para competir por cidadania em reality show