Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Damon Albarn revela por que o filme do Gorillaz com a Netflix foi cancelado — e como isso acabou virando um álbum

Em entrevista, Albarn e o ilustrador Jamie Hewlett explicam que a demora no processo levou a dupla a abandonar o projeto e voltar à música, o que resultou em Cracker Island

1 abr 2026 - 07h24
(atualizado às 07h30)
Compartilhar

Damon Albarn e o ilustrador Jamie Hewlett enfim detalharam por que o filme do Gorillaz com a Netflix nunca saiu do papel. Em entrevista ao Zane Lowe, na Apple Music, os dois também revelaram que a frustração com o projeto acabou servindo de gatilho para Cracker Island (2023), o oitavo álbum da banda.

Damon Albarn no Coachella 2024
Damon Albarn no Coachella 2024
Foto: Scott Dudelson/Getty Images para Coachella / Rolling Stone Brasil

A ideia de um longa-metragem animado do Gorillaz foi anunciada em 2020. No ano seguinte, Albarn afirmou que ele e Hewlett já haviam começado a trabalhar no roteiro, com a Netflix dando carta branca a eles e orçamento ilimitado, mas o projeto acabou engolido pela burocracia e pela lentidão típica de grandes produções de animação em plataformas de streaming. "Tínhamos algumas ideias brilhantes, mas começamos a perder o interesse quando percebemos que tudo estava indo devagar demais", disse Hewlett.

O golpe final veio quando o executivo com quem trabalhavam deixou a Netflix. A empresa prometeu encontrar um substituto, mas, para Hewlett e Albarn, isso significava recomeçar do zero após meses de conversas. "Seria mais um ano de reuniões antes de tudo começar de novo. Então desistimos", contou Hewlett. Albarn descreveu a experiência como ficar "esperando por uma eternidade". Foi justamente nesse limbo que a dupla voltou a compor em parceria. "Fizemos um álbum enquanto esperávamos, basicamente", resumiu Hewlett.

Albarn também mencionou, em 2023, que a decisão foi facilitada pelos cortes que a Netflix vinha fazendo em sua divisão de animação. "A plataforma para a qual estávamos fazendo o filme se retirou. Eles entraram em pânico porque estavam produzindo conteúdo demais e decidiram cortar os filmes", disse o músico à publicação belga HUMO. Hewlett foi ainda mais taxativo ao descartar qualquer projeto cinematográfico no futuro: "A ideia de fazer um filme agora? Não tenho nenhum interesse. Não é uma ideia interessante, não é original".

O resultado desse impasse criativo foi Cracker Island. Com o filme travado e sem previsão de destravar, Albarn e Hewlett simplesmente voltaram a fazer o que sabem de melhor: músicas. O álbum nasceu desse período de espera e reuniu colaborações com Thundercat, Tame Impala, Stevie Nicks e Bad Bunny.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra