Como preparar filho para chegada do irmão: expert ensina pais a lidar com mudança
Psicóloga Nanda Perim - PsiMama - dá dicas de como apresentar o recém-nascido à família. Confira!
A chegada de uma nova criança em casa demanda preparo não só dos pais, mas também dos filhos mais velhos, que receberão o irmão caçula. O novo bebê pode trazer um turbilhão de sentimentos e a família terá que procurar uma forma de proporcionar equilíbrio nessa nova fase. Esse processo não é automático, mas existem estratégias para torná-lo mais leve.
De acordo com a psicóloga Nanda Perim, o primeiro passo é criar novas formas de incluir o bebê na rotina da família antes mesmo do nascimento dele. Uma dica da especialista é usar uma pelúcia para representá-lo e ensinar o filho mais velho sobre como tratar o irmão caçula, principalmente se a criança tem menos de 4 anos.
Nanda explica que essa é uma forma de abrir espaço e incluir o bebê no raciocínio do irmão mais velho e trazer o conceito de que o caçula não vem para tirar, mas sim para somar. "Além disso, sugiro preparar a rotina da casa. A mudança deve começar 4 meses antes do nascimento, para nos 2 últimos meses estar consolidada", aconselha.
"Por exemplo: com a chegada do bebê, quem vai cuidar da rotina do mais velho? Como serão os horários? Se for o pai, meses antes de o irmão mais novo chegar, é importante que a criança mais velha se acostume com o pai como responsável por essa rotina. Ele começa junto com a mãe, e aos poucos ela se retira dessas funções. Quando sair de cena e o pai ficar sozinho, o mais velho já terá se acostumado com esse novo formato. Assim, na
...