Você sabe qual a relação entre a Nutella e o carnaval?
Primeiro nome do creme era uma homenagem a um personagem italiano
A notícia da morte de Francisco Rivella, aos 97 anos, deixou os fãs de Nutella triste nesta segunda-feira. Ele é considerado o pai da marca por ter ajudado na criação do creme de avelã da Ferrero.
Mas muito antes de ser a famosa Nutella que as pessoas comem hoje em dia, o creme de avelã teve uma relação com o carnaval.
A primeira versão do creme foi criada durante a Segunda Guerra Mundial devido à escassez de cacau. Para contornar essa limitação, um confeiteiro misturou chocolate, açúcar e avelãs, dando início a essa doce história.
O produto recebeu o nome Giandujot, inspirado em um personagem do carnaval italiano. Gianduja nasceu como um fantoche de luva e representava um camponês. Com o passar dos anos, se tornou o “Rei do Carnaval” em Turim.
Diferente da versão cremosa que conhecemos hoje, o Giandujot tinha uma textura mais firme e era vendido em formato de pão, sendo fatiado antes do consumo.
A relação entre Gianduja e a Nutella durou poucos anos. Em 1951, o creme foi reformulado e passou a se chamar Supercrema, última mudança antes de receber o nome pelo qual é conhecido mundialmente.