Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após susto, Mancha Verde desfila lenda africana da humildade

21 fev 2012 - 07h08
(atualizado em 21/2/2012 às 13h03)
Compartilhar

A emoção marcou o início do desfile da Mancha Verde nas primeiras horas da manhã deste sábado (18), no sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Com problemas em um dos carros alegóricos, a escola se abateu antes de entrar na passarela para apresentar o enredo Pelas mãos do mensageiro do axé a lição de Odú Obará: A humildade.

Infográfico: Quem devem ser as musas de São Paulo e do Rio de Janeiro? Vote

Infográfico: Axé, frevo, samba e mais; veja musas do Carnaval pelo País

Infográfico: Saiba tudo o que rolou nos desfiles das escolas de SP e do Rio

A emoção contagiou até mesmo os craques de futebol Edmundo e o ex-goleiro Marcos, que acompanhavam a apresentação da escola ligada à uma torcida organizada do clube Palmeiras. O público que resistia à maratona de desfiles saudou a Mancha Verde com empolgação e com faixas nas cores da escola na entrada do sambódromo.

Apesar do susto inicial, a alegria dominou o desfile, embalado pelo forte samba que animou o público. O problema na alegoria foi contornado pelos técnicos da escola, e o desfile transcorreu normalmente. O enredo contava a difícil história de Odú Obará, um babalorixá que era menosprezado pelos irmãos. A lenda conta que o babalorixá foi recompensado por seus gestos de humildade com os irmãos, mesmo após ser destratado.

Na passarela, a história foi contada com brilho e diversas referências à natureza. A comissão de frente apresentou ao público os orixás que compõem a religião africana, como Iemanjá, Oxum, Obaluaê, Oxóssi, Xangô, Oxumaré, e outros deuses que representam elementos da natureza. Os integrantes da comissão dançaram como os orixás, com passos dos rituais e celebrações africanas.

No primeiro carro alegórico, a Mancha apresentou o mundo em decomposição, com grandes esculturas de peixes mortos, detalhes em material reutilizado, como caixas, pneus, garrafas e outros elementos. A proposta era mostrar como a natureza está poluída por falta de humildade dos homens, que não respeitam os elementos naturais como a religião do Candomblé prevê.

Para reverter esse quadro, o babalorixá Odú Obará recorre aos búzios, na segunda alegoria chamada "A Resposta Que Vem dos Búzios". O carro mostrou duas grandes esculturas representando o babalorixá e Exu, seu mensageiro, jogando os búzios para aprender como mudar a situação da natureza. As alas mostraram a contribuição dos diferentes orixás para a regeneração da paisagem que estava degradada. A mensagem foi transmitida com diversidade de cores, em tons intensos que produziram bonito colorido no amanhecer do sambódromo.

A revitalização já começa a ser mostrada com o carro "A Recompensa de Odú Obará", em que o babalorixá é agraciado pelos deuses por seu gesto de humildade com os irmãos. O carro retratou a casa simples de Odú Obará, e os presentes recebidos. Em cada ala, os presentes foram detalhados nos adereços e nas fantasias, mostrando o poder medicinal das folhas, a relação com os animais e com a terra.

Em seguida, o desfile mostrou como o homem conseguiu entender a lição de humildade, e aceitou a missão de rever sua relação com a natureza. Com cores ainda mais vibrantes, em tons de branco, azul e amarelo, a escola soube aproveitar o horário do seu desfile para produzir efeitos visuais em suas alegorias, adereços e fantasias.

No seu último carro, as mesmas esculturas exibidas no carro abre-alas reaparecem agora cobertas de beleza e brilho, sem destruição. Os grandes peixes nas laterais aparecem exuberantes, rodeados por plantas, e uma grande onda azul representando a força das águas. Como último destaque, o ex-goleiro do Palmeiras, Marcos, a quem os puxadores reverenciaram como exemplo de humildade.

Histórico

Originária da torcida organizada Mancha Verde - que apoia a equipe de futebol do Palmeiras e oficialmente fundada em 1983 -, o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Mancha Verde começou como bloco carnavalesco em 1995.

Ficha técnica

Presidente: Paulo Rogério de Aquino

Carnavalescos: Paulo Alexandre e Fernando Dias

Intérprete: Waguinho

Cores: verde, branco e vermelho

Posição no Carnaval de 2010: 4º

Carnaval no Terra
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina. O ator Cassio Reis e a apresentadora baiana Érica Saraiva comandam o estúdio do camarote do Terra, entrevistando famosos - como a atriz Sharon Stone - entre os mais de 800 convidados por dia.

O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo. Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2012.

O ex-jogador e ídolo do Palmeiras Edmundo foi um dos destaques do desfile da Mancha Verde
O ex-jogador e ídolo do Palmeiras Edmundo foi um dos destaques do desfile da Mancha Verde
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra