Samba-enredo será critério de desempate na apuração do carnaval do Rio
Leitura de votos do Grupo Especial terá início às 15h45, na Cidade do Samba
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) decidiu por meio de sorteio nesta quarta-feira, 18, que o samba-enredo será o critério de desempate durante a apuração do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro. A leitura dos votos está prevista para começar às 15h45, da tarde desta quarta-feira, na Cidade do Samba.
As escolas campeãs retornarão ao Sambódromo para um desfile especial no próximo sábado, 21. A ordem de leitura dos quesitos ficou definida seguinte forma:
1. Comissão de Frente
2. Bateria
3. Mestre-sala e porta-bandeira
4. Alegorias e adereços
5. Harmonia
6. Fantasias
7. Enredo
8. Evolução
9. Samba-enredo
Novas regras na apuração
Para o carnaval de 2026, a Liesa implantou novas regras no regulamento do julgamento, com o objetivo de aumentar a transparência da avaliação das esoclas de samba do Grupo Especial. Entre as principais mudanças estão a alteração nas cabines dos jurados, que foram espalhadas pela avenida; o aumento de subquesitos na avaliação; e o aumento no número de jurados.
O impacto da mudança já foi sentido nos últimos dias. Como as cabines passaram a ser espalhadas, foi necessário que as escolas alterassem também a logística das apresentações. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, por exemplo, deixou de se apresentar em apenas um dos lados da avenida, onde ficavam os jurados.
A partir de agora, também é obrigatória a justificativa técnica para todas as notas atribuídas pelos jurados. Anteriormente, só era necessário justificar por escrito avaliações inferiores a 10. Já o número de jurados aumentou.
Antes, cada quesito contava com quatro avaliadores, mas, agora, o número passou para seis, totalizando 54 jurados. No entanto, a Liesa realizou um sorteio para escolher 36 avaliadores que terão as notas abertas na apuração, mantendo o meso número de análises válidas dos anos anteriores.
*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval