Carnaval com data fixa em 2026? Papa Francisco propôs mudança na data e pouca gente sabe disso
Adeus, folia surpresa? Papa Francisco sugeriu Carnaval com data certa na reta final de seu papado.
Na segunda-feira (21), o mundo volta suas atenções para duas questões de grande impacto: a morte do Papa Francisco, após enfrentar uma grave infecção policrobiana. O que poucos sabem é de uma proposta feita por ele no final de janeiro de 2025 para fixar uma data única para a Páscoa.
Se aceita, essa mudança pode transformar para sempre o Carnaval, que deixaria de ter uma data móvel a partir de 2026.
Como o Carnaval pode ganhar data fixa?
Atualmente, o Carnaval é celebrado em data móvel, pois depende da Páscoa, que ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera no hemisfério norte. Isso faz com que a festa aconteça entre fevereiro e março, variando a cada ano.
A proposta do Papa Francisco de estabelecer uma data fixa para a Páscoa, que surgiu como parte de um esforço ecumênico para unificar a celebração entre católicos, ortodoxos e outras denominações cristãs, pode, indiretamente, padronizar também a data do Carnaval. Se aceita, a mudança facilitará o planejamento de eventos e viabilizará uma maior previsibilidade para turistas, blocos de rua e toda a indústria do entretenimento.
Impactos da mudança para a festa
A fixação de uma data para o Carnaval traz tanto vantagens quanto desafios. Entre os pontos positivos, está a possibilidade de organização antecipada, permitindo que cidades turísticas, empresas e foliões se programem com mais antecedência, reduzindo custos e imprevistos.
Por outro lado, para os mais tradicionalistas, a mudança pode afetar a id...
Matérias relacionadas