PUBLICIDADE

Quer fugir do Carnaval? O que fazer nessa época e como se organizar pra ir para longe

Embora seja a época mais animada do ano, nem todo mundo gosta do agito do carnaval

13 fev 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Carnaval em Brasília em 2018
Carnaval em Brasília em 2018
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Brasil é mundialmente conhecido como país do carnaval, mas nem por isso a festa é amada por todos os brasileiros. Enquanto milhares aproveitam a época para entrar na avenida com muito samba no pé, ou então se aventuram em bloquinhos pelas cidades, há muita gente que prefere curtir o feriadão longe da folia.

É o caso da jornalista Júlia Cabral Cardoso, de 27 anos, moradora de São Paulo (SP). Apesar de já ter curtido o carnaval quando mais nova, hoje prefere se afastar do agito, que considera um "pesadelo".

"Com a chegada da pandemia, eu fui criando uma resistência muito maior a frequentar esses eventos e esses espaços superlotados", explica.

A jornalista diz ainda que a preocupação com a segurança e saúde aumentaram, além das altas temperaturas nesta época agravarem o desconforto.

"O Carnaval é a junção de tudo que eu não gosto, é tipo o meu pesadelo. São pessoas alcoolizadas, sem nenhum senso de segurança e saúde juntas no calor", enumera.

Para fugir, ela diz que prefere viajar para lugares onde não há blocos de rua ou comemorações. A primeira opção é Santos, no litoral paulista. Júlia justifica a escolha: "É uma cidade com pessoas mais velhas, e não tem muitos bloquinhos de rua".

O professor e advogado Eduardo da Cruz também prefere viajar durante o carnaval, de preferência para lugares mais tranquilos. Ele, que mora em Recife (PE), cidade conhecida pelo carnaval fervoroso, aproveita a data para relaxar.

Assim como Júlia, ele até chegou a curtir a festa momesca quando mais jovem, mas, com o passar do tempo, seus hábitos mudaram.

"A festa deixou de ser novidade pra mim, e o que se sobressaía eram os aspectos negativos, tais como: os assaltos, a violência, o mau cheiro de xixi nas ruas, os empurra-empurra, etc", admite.

O interesse por "fugir" do agito começou ainda quando estava na escola e um amigo o convidou para fazer turismo rural durante o carnaval. O hotel fazenda em Saloá (PE) o deixou encantado com a experiência de vivenciar o contato com a natureza -- o que inclui fazer trilhas, andar a cavalo e tomar leite tirado da vaca.

Para este ano, Eduardo diz que planeja viajar para Maragogi (AL), lugar que sempre quis conhecer, e ficará hospedado longe do agito carnavalesco.

Destinos para quem não gosta de carnaval

Se você é do time que quer escapar da folia, confira a lista de lugares perfeitos para aproveitar os dias de folga com calmaria e em contato com os encantos naturais do Brasil.

  • Chapada Diamantina (BA)

Chapada Diamantina, na Bahia, é destino para quem busca aventura
Chapada Diamantina, na Bahia, é destino para quem busca aventura
Foto: Branco Pires/Guia Chapada Diamantina

Para os aventureiros que buscam lindas paisagens, a Chapada Diamantina é um prato cheio. Atenção apenas à previsão do tempo, já que a época de seca vai de abril a outubro, e a de chuvas, que são intensas, de novembro a março. Os roteiros mais completos, de cinco dias, começam no Capão, a 70 km de Lençóis, e terminam em Andaraí, a 120 km de Lençóis. Há roteiros mais curtos, de três a quatro dias, com retorno por Guiné, a 80 km de Lençóis.

  • Jericoacoara (CE)

Jericoacoara oferece praias paradisíacas, no Ceará
Jericoacoara oferece praias paradisíacas, no Ceará
Foto: Divulgação/Jericoacoara Ceará

Quem curte praias paradisíacas e procura um local pacífico para passar o carnaval vai gostar de Jericoacoara, no Ceará. De carro, a vila fica a 5 horas de distância de Fortaleza, cerca de 300 km. Quem busca um passeio de três a cinco dias pode aproveitar as praias, além de visitar as Dunas do Pôr do Sol e as Lagoas de Tatajuba e do Paraíso.

  • São Miguel do Gostoso (RN)

São Miguel do Gostoso oferece passeio rústico para quem quer sossego na praia
São Miguel do Gostoso oferece passeio rústico para quem quer sossego na praia
Foto: Canindé Soares/Divulgação

Também para quem busca praias bonitas, a 100 km de Natal, São Miguel do Gostoso pode ser um destino perfeito. A cidade do litoral norte potiguar é ideal para quem quer ver o pôr do sol com os pés na areia. É possível visitar a praia de Tourinhos e as praias de Ponta de Santo Cristo, do Cardeiro, da Xepa e do Maceió.

  • São Roque (SP)

São Roque tem ótimos passeios com muito vinho e comida boa
São Roque tem ótimos passeios com muito vinho e comida boa
Foto: Divulgação/Roteiro do Vinho

Quem ama vinho e um clima mais ameno pode arrumar as malas direto para São Roque, no interior de São Paulo. A cidade é conhecida pela Rota do Vinho, com vinícolas tradicionais que oferecem passeios guiados, além de ótima gastronomia. Lá, é possível conhecer o passo a passo da manufatura de vinhos artesanais. A cidade fica a 1h20 da capital paulista, de carro.

  • Petrópolis (RJ)

Petrópolis é opção para turismo em família
Petrópolis é opção para turismo em família
Foto: Diadorim Ideias/Isabela Kassow/Mapa de Cultura do Rio de Janeiro

Petrópolis é o destino apropriado para quem busca um roteiro histórico para curtir em família. Conhecida como 'Cidade Imperial', ela foi refúgio da realeza na época do Brasil Colônia. A arquitetura de construções antigas encanta, além dos passeios pelo Sesc Quitandinha, Palácio de Cristal, Museu Imperial, Casa de Santos Dumont e Museu de Cera.

  • Poços de Caldas (MG)

Poços de Caldas tem passeios para todos os gostos
Poços de Caldas tem passeios para todos os gostos
Foto: Divulgação/Prefeitura de Poços de Caldas

Poços de Caldas é mais uma opção para quem quer viajar em família. O local tem atividades para todas as idades, como o Thermas Antônio Carlos, passeio de teleférico, Cachoeira Véu das Noivas, o Parque José Affonso Junqueira e o Recanto Japonês. 

  • Caldas Novas (GO)

Parques aquáticos são a principal atração em Caldas Novas
Parques aquáticos são a principal atração em Caldas Novas
Foto: Fato Mais Comunicação/Divulgação

Parques aquáticos e águas termais definem os passeios em Caldas Novas. Esse destino goiano é ótimo tanto para quem busca aventura, quanto para quem quer uma viagem mais tranquila. Além dos parques, é possível visitar a Praça da Matriz, o Santuário Nossa Senhora da Salete, o casarão em estilo colonial dos Gonzaga e o Lago Corumbá.

  • Bonito (MS)

Bonito encanta pelas belezas naturais e contato com a natureza
Bonito encanta pelas belezas naturais e contato com a natureza
Foto: Divulgação/Bonitour

Mais um destino para os aventureiros: Bonito! A cidade é recheada de passeios perfeitos para quem busca entrar em contato com a natureza, e para quem procura vistas inesquecíveis. As grutas, como a do Lago Azul, são conhecidas pela beleza. Há também o aquário natural, berçário de diversas espécies de peixes, e os passeios de flutuação.

  • Foz do Iguaçu (PR)

Foz do Iguaçu tem beleza das cataratas e passeios diversos
Foz do Iguaçu tem beleza das cataratas e passeios diversos
Foto: Divulgação/Visite Foz

As majestosas Cataratas do Iguaçu são parada obrigatória para quem visita a cidade, um destino turístico conhecido, mas que não é tão lembrado na hora de fugir do carnaval. Além de visitar as Cararatas, é possível fazer um passeio na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Vale a visita ao Marco das Três Fronteiras e ao Templo Budista.

  • Canela (RS)

Catedral de Pedra, em Canela, é parada obrigatória na cidade
Catedral de Pedra, em Canela, é parada obrigatória na cidade
Foto: Reprodução/Facebook

Para quem não é fã do frio, viajar para Canela no carnaval pode ser uma boa forma de conhecer a cidade, que não é tão gelada em fevereiro. Entre os passeios mais conhecidos deste destino romântico estão a Catedral de Pedra, o Parque do Caracol, os bondinhos aéreos e o Museu da Moda. Aproveite para conhecer a culinária local, regada a muito chocolate e vinho.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade