As melhores exposições para conferir neste fim de semana em São Paulo
Roteiro artístico da capital paulista tem mostras de Marina Perez Simão, Waltercio Caldas e Joseca Mokahesi Yanomami entre as opções
14 ago
2025
- 17h09
(atualizado às 17h12)
Exibir comentários
A agenda de exposições em São Paulo está repleta de boas opções para conhecer durante o fim de semana.
Grandes artistas, como Marina Perez Simão, Waltercio Caldas e Joseca Mokahesi Yanomami, abrem mostras individuais em galerias da cidade.
Outro destaque é a primeira etapa da exposição itinerante Caravana do Silvinho, que distribuirá esculturas de Silvio Santos pelo Jardim Botânico de São Paulo.
As mostras que abrem nesta semana apresentam pinturas, esculturas, fotografias e refletem sobre os mais diversos assuntos, da natureza africana à saúde feminina. Confira:
Caravana do Silvinho
- O Jardim Botânico é a primeira etapa da exposição itinerante que celebra o legado de Silvio Santos. A organização selecionou, a partir de um edital, 45 esculturas de cerca de 1,60m feitas em fibra de vidro por artistas de todo o Brasil, com o personagem Silvinho, que estarão espalhadas pelo espaço. Quando: 15/8 a 14/9. Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h (visitação até 17h). Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h (visitação até 18h). Onde: Jardim Botânico de São Paulo (Av. Miguel Estefno, 3031). Quanto: R$19,90/R$39,90.
Marina Perez Simão - Diapasão
- A artista plástica Marina Perez Simão realiza sua primeira grande exposição institucional no Instituto Tomie Ohtake, na zona oeste. Com curadoria de Paulo Miyada, a mostra Diapasão reúne cerca de 80 obras, incluindo pinturas, aquarelas e cadernos de estudos em que as características marcantes da artista, como o uso de cores vibrantes e a exploração de luz e movimentam, ficam evidentes. Quando: 15/8 a 19/10. Terça a domingo, das 11h às 19h (última entrada até 18h). Onde: Instituto Tomie Ohtake (Av. Faria Lima 201 - Entrada pela Rua Coropé, 88). Quanto: Gratuito.
Construção no vento
- A galeria Claraboia recebe, em parceria com a Flexa, uma mostra com a participação de mais de 40 artistas, entre nomes consagrados, como Mira Schendel, Lucio Fontana e Adriana Varejão, e emergentes, como Rebeca Carapiá e Juliana dos Santos. As obras são apresentadas em quatro núcleos distintos que dialogam sobre a "dimensão do vazio, do desejo e da suavidade". Quando: 16/8 a 4/10. Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados, das 11h às 15. Onde: Claraboia (Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2906) Quanto: Gratuito.
Urihi mãripra? - Sonhar a terra-floresta
- A galeria Almeida & Dale recebe uma mostra individual do artista Joseca Mokahesi Yanomami, cuja obra explora a relação entre o universo yanomami, a saberia ancestral e a fauna e flora brasileira. A exposição tem curadoria de Bruce Albert, antropólogo franco-marroquino e coautor dos livros A Queda do Céu (2015) e O Espírito da Floresta (2023), e conta com cerca de 30 obras. Quando: 16/8 a 11/10.egunda a sexta-feira: 10h às 19h. Sábado: 11h às 16h. Onde: Almeida & Dale (Rua Fradique Coutinho, 1360). Quanto: Gratuito.
Os Espelhos
- A galeria Raquel Arnaud inaugura uma mostra individual de Waltercio Caldas, grande nome da arte contemporânea brasileira. A seleção reúne 26 obras realizadas entre 1967 e 2025 e que, como sugere o título, têm como ponto de partida a exploração do funcionamento dos espelhos e sua natureza capaz de multiplicar, refletir e ser uma ferramenta a favor da arte. Quando: a partir de 14/8. Segundo a sexta: 11h às 19h. Sábado: 11h às 15h. Onde: Galeria Raquel Arnaud (Rua Fidalga, 125). Quanto: Gratuito.
De Fiori: Um artista no exílio
- O artista ítalo-alemão Ernesto de Fiori (1884-1945) ganha uma mostra na galeria Paulo Kuczynski com cerca de 35 obras, incluindo pinturas, esculturas e desenhos realizados no período em que ele morou no Brasil. Jornalista e opositor dos regimes fascistas europeus que cresceram na década de 1930, ele se exilou em 1936 no Brasil e permaneceu aqui até sua morte. Quando: 18/8 a 4/10. Segunda a sexta: das 10h às 18h. Sábados: das 11h às 15h. Onde: Galeria Paulo Kuczynski (Alameda Lorena, 1661). Quanto: Gratuito.
Mono
- A artista visual Cynthia Pimentel ganha uma mostra na Lacerdine Galeria de Arte que, segundo a organização," oferece uma experiência imersiva e sensorial por meio da variação cromática". Com 31 telas de diferentes formados, ela apresentará como seu trabalho estuda a criação de sensações e emoções a partir do uso de cor e textura. Quando: 15/8 a 28/8, das 10 às 19h. Onde: Lacerdine Galeria de Arte (Avenida Angélica 2578, Higienópolis). Quanto: Gratuito.
Erindi: Voz da Terra
- A fotógrafo e diretor Leo Cavazzana, em parceria com a Adobe, apresenta, na galeria J.Boggo+, uma coletânea de fotos realizadas ao longo de sete anos de imersão na reserva de conservação Erindi, na Namíbia, país do sudoeste da África. As 14 imagens registram a relação dos animais, pessoas e paisagens impressionantes. Quando: 13/8 a 27/8, das 10h às 19h Onde: J.Boggo+ (Rua Joaquim Antunes, 555). Quanto: Gratuito.
Visível Agora
- A exposição individual da fotógrafa e artista visual Marcella Benita tem curadoria de Thaís Bambozzi e reflete sobre a experiência pessoal de Marcella com o diagnóstico de endometriose. Com fotografias, bordados, pinturas e instalações, a mostra será inaugurada junto com a Casa-Corpo, espaço idealizado pela fotógrafa que contará com, além da exposição, palestras, oficias e outras experiências para refletir sobre a saúde feminina. Quando: 14/8 a 5/9. Terça a sexta-feira, das 12h às 19h30. Sábado e domingo, das 10h às 17h. Onde: Casa-Corpo (Rua Pedroso Alvarenga, 678 - Itaim Bibi). Quanto: Gratuito.