Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As melhores exposições para conferir neste fim de semana em São Paulo

Roteiro artístico da capital paulista tem mostras de Marina Perez Simão, Waltercio Caldas e Joseca Mokahesi Yanomami entre as opções

14 ago 2025 - 17h09
(atualizado às 17h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A agenda de exposições em São Paulo está repleta de boas opções para conhecer durante o fim de semana.

Grandes artistas, como Marina Perez Simão, Waltercio Caldas e Joseca Mokahesi Yanomami, abrem mostras individuais em galerias da cidade.

Outro destaque é a primeira etapa da exposição itinerante Caravana do Silvinho, que distribuirá esculturas de Silvio Santos pelo Jardim Botânico de São Paulo.

As mostras que abrem nesta semana apresentam pinturas, esculturas, fotografias e refletem sobre os mais diversos assuntos, da natureza africana à saúde feminina. Confira:

Caravana do Silvinho

  • O Jardim Botânico é a primeira etapa da exposição itinerante que celebra o legado de Silvio Santos. A organização selecionou, a partir de um edital, 45 esculturas de cerca de 1,60m feitas em fibra de vidro por artistas de todo o Brasil, com o personagem Silvinho, que estarão espalhadas pelo espaço. Quando: 15/8 a 14/9. Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h (visitação até 17h). Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h (visitação até 18h). Onde: Jardim Botânico de São Paulo (Av. Miguel Estefno, 3031). Quanto: R$19,90/R$39,90.

Marina Perez Simão - Diapasão

  • A artista plástica Marina Perez Simão realiza sua primeira grande exposição institucional no Instituto Tomie Ohtake, na zona oeste. Com curadoria de Paulo Miyada, a mostra Diapasão reúne cerca de 80 obras, incluindo pinturas, aquarelas e cadernos de estudos em que as características marcantes da artista, como o uso de cores vibrantes e a exploração de luz e movimentam, ficam evidentes. Quando: 15/8 a 19/10. Terça a domingo, das 11h às 19h (última entrada até 18h). Onde: Instituto Tomie Ohtake (Av. Faria Lima 201 - Entrada pela Rua Coropé, 88). Quanto: Gratuito.
Obra de Marina Perez Simao. Sem título, de 2024. Artista fará mostra individual no Instituto Tomie Ohtake.
Obra de Marina Perez Simao. Sem título, de 2024. Artista fará mostra individual no Instituto Tomie Ohtake.
Foto: Guilherme-Gomes/Divulgação / Estadão

Construção no vento

  • A galeria Claraboia recebe, em parceria com a Flexa, uma mostra com a participação de mais de 40 artistas, entre nomes consagrados, como Mira Schendel, Lucio Fontana e Adriana Varejão, e emergentes, como Rebeca Carapiá e Juliana dos Santos. As obras são apresentadas em quatro núcleos distintos que dialogam sobre a "dimensão do vazio, do desejo e da suavidade". Quando: 16/8 a 4/10. Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados, das 11h às 15. Onde: Claraboia (Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2906) Quanto: Gratuito.

Urihi mãripra? - Sonhar a terra-floresta

  • A galeria Almeida & Dale recebe uma mostra individual do artista Joseca Mokahesi Yanomami, cuja obra explora a relação entre o universo yanomami, a saberia ancestral e a fauna e flora brasileira. A exposição tem curadoria de Bruce Albert, antropólogo franco-marroquino e coautor dos livros A Queda do Céu (2015) e O Espírito da Floresta (2023), e conta com cerca de 30 obras. Quando: 16/8 a 11/10.egunda a sexta-feira: 10h às 19h. Sábado: 11h às 16h. Onde: Almeida & Dale (Rua Fradique Coutinho, 1360). Quanto: Gratuito.

Os Espelhos

  • A galeria Raquel Arnaud inaugura uma mostra individual de Waltercio Caldas, grande nome da arte contemporânea brasileira. A seleção reúne 26 obras realizadas entre 1967 e 2025 e que, como sugere o título, têm como ponto de partida a exploração do funcionamento dos espelhos e sua natureza capaz de multiplicar, refletir e ser uma ferramenta a favor da arte. Quando: a partir de 14/8. Segundo a sexta: 11h às 19h. Sábado: 11h às 15h. Onde: Galeria Raquel Arnaud (Rua Fidalga, 125). Quanto: Gratuito.

De Fiori: Um artista no exílio

  • O artista ítalo-alemão Ernesto de Fiori (1884-1945) ganha uma mostra na galeria Paulo Kuczynski com cerca de 35 obras, incluindo pinturas, esculturas e desenhos realizados no período em que ele morou no Brasil. Jornalista e opositor dos regimes fascistas europeus que cresceram na década de 1930, ele se exilou em 1936 no Brasil e permaneceu aqui até sua morte. Quando: 18/8 a 4/10. Segunda a sexta: das 10h às 18h. Sábados: das 11h às 15h. Onde: Galeria Paulo Kuczynski (Alameda Lorena, 1661). Quanto: Gratuito.
Familia, 1942, de Ernesto de Fiori. A obra faz parte da exposição 'De Fiori: Um artista no exílio'.
Familia, 1942, de Ernesto de Fiori. A obra faz parte da exposição 'De Fiori: Um artista no exílio'.
Foto: Alexandre Santos Silva/Galeria Paulo Kuczynski/Divulgação / Estadão

Mono

  • A artista visual Cynthia Pimentel ganha uma mostra na Lacerdine Galeria de Arte que, segundo a organização," oferece uma experiência imersiva e sensorial por meio da variação cromática". Com 31 telas de diferentes formados, ela apresentará como seu trabalho estuda a criação de sensações e emoções a partir do uso de cor e textura. Quando: 15/8 a 28/8, das 10 às 19h. Onde: Lacerdine Galeria de Arte (Avenida Angélica 2578, Higienópolis). Quanto: Gratuito.

Erindi: Voz da Terra

  • A fotógrafo e diretor Leo Cavazzana, em parceria com a Adobe, apresenta, na galeria J.Boggo+, uma coletânea de fotos realizadas ao longo de sete anos de imersão na reserva de conservação Erindi, na Namíbia, país do sudoeste da África. As 14 imagens registram a relação dos animais, pessoas e paisagens impressionantes. Quando: 13/8 a 27/8, das 10h às 19h Onde: J.Boggo+ (Rua Joaquim Antunes, 555). Quanto: Gratuito.

Visível Agora

  • A exposição individual da fotógrafa e artista visual Marcella Benita tem curadoria de Thaís Bambozzi e reflete sobre a experiência pessoal de Marcella com o diagnóstico de endometriose. Com fotografias, bordados, pinturas e instalações, a mostra será inaugurada junto com a Casa-Corpo, espaço idealizado pela fotógrafa que contará com, além da exposição, palestras, oficias e outras experiências para refletir sobre a saúde feminina. Quando: 14/8 a 5/9. Terça a sexta-feira, das 12h às 19h30. Sábado e domingo, das 10h às 17h. Onde: Casa-Corpo (Rua Pedroso Alvarenga, 678 - Itaim Bibi). Quanto: Gratuito.
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade