Série de livros promove cidades de arte da Itália para crianças
Personagem principal cresce com o mito de Diego Maradona
Uma editora napolitana lançou uma série de guias das principais cidades de artes da Itália para jovens e crianças, com o personagem "Maradino", que cresce com o mito do ex-craque argentino Diego Armando Maradona, como protagonista.
Considerada um "conto de fadas", a obra foi publicada pela "Roberto Nicolucci Editore" e conta a trajetória do pequeno Maradino, uma criança nascida em uma ilha do arquipélago napolitano que viaja pela Itália.
A série "Maradino à descoberta da Itália" é dedicada às grandes cidades da arte - de Palermo a Veneza, de Roma a Florença - e é assinada pelo próprio Roberto Nicolucci, um jovem historiador da arte empenhado na valorização da excelência cultural napolitana.
A partida da viagem literária de Maradino começa em Nápoles, "reino" de Maradona e onde foi inaugurado um estádio com o nome do ex-jogador argentino, falecido em 2020.
O primeiro volume do projeto é justamente "Maradino à descoberta da Itália: Nápoles" e será apresentado no próximo dia 17 de dezembro, no Salão Literário "Le Zifere". Na ocasião, o personagem fictício do livro será o orador do evento.
Maradino é inspirado em Massimino, sobrinho napolitano de 10 anos de Nicolucci e fã de Maradona, que está há alguns anos na Espanha acompanhando os pais em um projeto pedagógico.
O lançamento do livro tem "duplo objetivo": contar os lugares mais conhecidos de Nápoles de uma forma mais popular, além de revelar algumas das "pérolas" menos conhecidas do patrimônio artístico. O guia é destinado a crianças entre cinco e 14 anos e seus primeiros exemplares serão entregues aos hospitais napolitanos Santobono e Pausilipon. .