PUBLICIDADE

Retábulo de Piero della Francesca é recomposto após meio século

Políptico de Santo Agostinho está em exibição em Milão

19 mar 2024 - 11h45
(atualizado em 21/3/2024 às 04h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Um retábulo assinado pelo pintor italiano Piero della Francesca (1415-1492) foi recomposto pela primeira vez desde seu desmembramento, ocorrido provavelmente no fim do século 15.

Sala montada com os painéis remanescentes do Políptico de Santo Agostinho
Sala montada com os painéis remanescentes do Políptico de Santo Agostinho
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Trata-se do Políptico de Santo Agostinho, feito inicialmente para ocupar o altar maior de uma antiga igreja agostiniana em Sansepolcro, na região da Toscana.

A recomposição do retábulo foi feita pelo Museu Poldi Pezzoli, situado em Milão e que conseguiu reunir os oito painéis conhecidos (o painel central e grande parte da predela estão desaparecidos) para uma exposição sobre Piero della Francesca, artista que marcou a primeira fase do Renascimento italiano.

Dos oito painéis, um pertence ao Poldi Pezzoli, enquanto os outros são de propriedade da Frick Collection, de Nova York, com quatro, e da Galeria Nacional de Londres, do Museu Nacional de Washington e do Museu de Arte Antiga de Lisboa, com um cada.

O retábulo poderá ser visto no mesmo ambiente até o próximo dia 24 de junho. "É a reunião do século", disse a diretora do Museu Poldi Pezzoli, Alessandra Quarto, que se aproveitou do fechamento temporário da Frick Collection e conseguiu convencer as outras instituições a emprestar suas partes da obra.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade