PUBLICIDADE

Pompeia lança 1ª 'vaquinha virtual' para restauração de afresco

14 jul 2021 18h36
| atualizado às 19h00
ver comentários
Publicidade

O Parque Arqueológico de Pompeia, no sul da Itália, lançou nesta quarta-feira (14) sua primeira campanha de crowdfunding, uma espécie de "vaquinha virtual", para arrecadar fundos para a restauração de um teto com afrescos em uma sala da Villa San Marco.

Pompeia cria 'vaquinha virtual' para arrecadar fundos
Pompeia cria 'vaquinha virtual' para arrecadar fundos
Foto: Foto / Divulgação / Ansa - Brasil

A captação digital de recursos ocorrerá por meio do software I Raiser, uma ferramenta que permite fazer doações de forma intuitiva.

Para contribuir, é necessário acessar o site oficial, cadastrar os dados pessoais e escolher o valor da doação. O pagamento poderá ser feito por meio de cartões de crédito ou transferência bancária.

"A campanha de crowdfunding inspira-se no princípio da participação do cidadão na proteção e valorização do patrimônio e, por isso, para nós, é muito mais do que uma contribuição econômica. É uma forma de apoiar concretamente a cultura e estabelecer uma relação com o sítio", afirmou o gerente-geral de Pompeia, Gabriel Zuchtriegel.

Segundo o executivo, "toda contribuição, pequena ou grande, é importante, pois transmite uma mensagem de participação e envolvimento.

Os afrescos são relevantes para o ambiente de uma rampa que conecta o peristilo inferior com o superior da Villa, acrescentada no período neroniano, na última fase de construção antes da erupção de 79 d.C.

Os fragmentos do teto abobadado, que desabou na sequência do terremoto de 1980, estão desde então nos depósitos de Pompeia e precisam de uma restauração. A ideia é reconstruí-los em um painel de cerca de quatro metros.

Devido ao seu estado frágil, os afrescos não poderão ser recolocados no sítio arqueológico depois das obras de restauro, mas serão exibidos no Museu Arqueológico de Stabiar "Libero D'Orsi", na Reggia di Quisisana, na região da Campânia.

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade