Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pernambucano é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

5 dez 2013 - 19h59
(atualizado às 20h05)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O escritor Geraldo Holanda Cavalcanti</p>
O escritor Geraldo Holanda Cavalcanti
Foto: Divulgação

O escritor pernambucano Geraldo Holanda Cavalcanti será o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) durante o ano de 2014, substituindo a escritora Ana Maria Machado, que dirigiu a instituição nas duas últimas gestões.

A eleição da nova diretoria ocorreu na tarde desta quinta-feira (5), em sessão ordinária, no Petit Trianon, sede da ABL, no centro do Rio. A posse será no próximo dia 19 de dezembro, às 17h.

Ocupante da cadeira 29, para a qual foi eleito em 2010, na sucessão do bibliófilo José Mindlin, Geraldo Holanda Cavalcanti, 84 anos, é diplomata de carreira e foi embaixador do Brasil na Unesco, no México e na União Europeia.

Poeta, ensaísta, memorialista, tradutor e crítico literário, o escritor recebeu prêmios no Brasil e no exterior por sua obra, entre eles o Prêmio Fernando Pessoa, da UBC (União Brasileira de Escritores), e o Internazionale Eugenio Montale, na Itália.

Os demais eleitos para a diretoria da ABL foram os acadêmicos Domício Proença Filho, secretário-geral; Antônio Carlos Secchin, primeiro-secretário; Merval Pereira, segundo-secretário e Rosiska Darcy de Oliveira, tesoureira.

Ao final da sessão, a presidenta Ana Maria Machado anunciou os nomes dos diretores eleitos e, cumprindo uma tradição da Academia, fundada em 1897 por Machado de Assis, conduziu a cerimônia de incineração das cédulas.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade