Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fernando Henrique Cardoso é eleito à Academia Brasileira de Letras

27 jun 2013 - 17h24
(atualizado às 19h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Autor de uma série de livros, sociólogo pode ocupar cadeira deixada por João de Scantimburgo, morto na sexta
Autor de uma série de livros, sociólogo pode ocupar cadeira deixada por João de Scantimburgo, morto na sexta
Foto: Fernando Borges / Terra

O ex-presidente da República e sociólogo, Fernando Henrique Cardoso, foi eleito, nesta quinta-feira (27), para a Academia Brasileira de Letras. Ele ocupará a cadeira de número 36, que pertencia ao escritor e jornalista João de Scantimburgo, morto em 22 de março de 2013, aos 97 anos.

Fernando Henrique Cardoso foi eleito à cadeira em primeiro escrutínio, com 34 votos a favor de um total de 39 eleitores. O ex-presidente havia preenchido sua candidatura à Academia no mesmo mês da morte de Scantimburgo, com uma carte entregue pessoalmente pelo imortal Celso Lafer a Geral Holanda Cavalcanti, que substituía a presidente da ABL, Ana Maria Machado.

Em seu perfil oficial no Facebook, o ex-presidente comentou: "resisti alguns anos à sugestão de vários amigos para me apresentar à ABL. Primeiro, porque não sou propriamente o que se denomina de um "homem de letras". Segundo, porque temia que pudesse haver confusão entre minha produção intelectual e minhas posições políticas. Ao saber, porém, que desde sua fundação a Academia contemplava intelectuais em geral, e não apenas escritores, e tendo também passado mais de dez anos fora de cargos públicos, sem mais aspirar a nenhum deles, arrisquei submeter meu nome à apreciação dos acadêmicos. Eleito, só me resta agradecer a generosidade dos que hoje me recebem como companheiro, reafirmando minha satisfação e meu desejo de ajudá-los no esforço para que a ABL continue cumprindo os desígnios de seus fundadores, primeiros ocupantes de cadeiras, dentre os quais Machado de Assis, Ruy Barbosa e Joaquim Nabuco." 

O novo eleito recebeu seus confrades e convidados na Fundação Eva Klabin, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. "Essa eleição é um ato de respeito da Academia Brasileira de Letras à inteligência brasileira. A grande obra de Fernando Henrique Cardoso de sociólogo e cientista dá ainda mais corpo à Academia", afirmou o ex-presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Villaça, logo depois da eleição.

Dois outros ex-presidentes já foram eleitos à ABL. Getúlio Vargas foi nomeado em 1941 para a cadeira 37 e José Sarney ocupa, desde 1980, a cadeira 38. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade