FBI identifica responsáveis por roubo a museu de Boston em 1990
O FBI, a polícia federal dos EUA, afirma ter identificado os autores do espetacular roubo ocorrido em um museu de Boston em 1990, quando foram levadas obras avaliadas em US$ 500 milhões, jamais recuperadas.
"Identificamos os autores, que são membros de uma organização criminosa com sede nos Estados de Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia e Nova Inglaterra (nordeste dos EUA)", afirmou o detetive do FBI Richard DesLauriers em coletiva de imprensa sobre o roubo, no qual 13 obras foram levadas do museu Stewart Gardner, entre elas quadros dos mestres holandeses Rembrandt e Vermeer.
"Contudo, o crime prescreveu e seus autores já não podem ser detidos", completou a promotora federal Carmen Ortíz, praticamente anulando a descoberta da investigação. "Somente quem estiver em posse dos objetos roubados poderá ser acusado."
Richard DesLauriers explicou que as obras em questão foram levadas a Connecticut e à Filadélfia, na Pensilvânia, onde foram vendidas há cerca de 10 anos. A partir deste momento, a pista se perde e o responsável do FBI faz um apelo ao público para denunciar qualquer informação sobre o caso que possa ajudar os investigadores.
O museu segue oferecendo uma recompensa de 5 milhões de dólares.
O caso
O golpe ocorrido no dia 18 de março de 1990 foi simples e incrivelmente eficaz: dois ladrões, ambos disfarçados de agentes da polícia, entraram no museu quando o local estava fechado, justificando estarem respondendo a um chamado de emergência.
Uma vez dentro do museu, a dupla rendeu os guardas e levou três quadros de Rembrandt, um Vermeer, três desenhos de Degas e um quadro de Monet, de acordo com a instituição.