Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Escritor alagoano Lêdo Ivo morre aos 88 anos na Espanha

23 dez 2012 - 11h06
(atualizado às 13h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Na madrugada deste domingo (23), morreu na Espanha o escritor alagoano Lêdo Ivo, aos 88 anos. Ele almoçava em um restaurante em Sevilha na Espanha quando passou mal. Ivo era era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1987, quando assumiu a cadeira número 10, sucedendo Orígenes Lessa, e um premiado autor de romances, crônicas e poesias.

Lêdo Ivo morreu aos 88 anos, em Sevilha
Lêdo Ivo morreu aos 88 anos, em Sevilha
Foto: Acervo ABL / Divulgação
Segundo a Academia Brasileira de Letras, Lêdo Ivo estava em Sevilha, em companhia do filho, o artista plástico Gonçalo Ivo, quando passou mal e morreu. O escritor seguiu até o hotel, onde recebeu atendimento médico, mas não resistiu e acabou morrendo antes de chegar ao hospital. A causa da morte ainda não foi divulgada.
 
Lêdo Ivo nasceu em Maceió, em  18 de fevereiro de 1924 e começou sua carreira literária em 1944, publicando um livro de poesia chamado As Imaginações. Em seu segundo livro, Ode e Elegia, recebeu o Prêmio Olavo Bilac, da ABL.
 
Lêdo Ivo foi eleito em 1986 para ocupar a cadeira número 10 da ABL.

Seu romance de estreia, As Alianças, publicado em 1947, também foi premiado como o melhor romance, pela Fundação Graça Aranha. Em sua longa carreira literária, publicou dezenas de livros, e teve sua obra traduzida para idiomas como o espanhol, inglês, francês, italiano, dinamarquês e holandês. O último deles foi O Vento do Mar, uma antologia de poesias publicada em 2010 pela editora Contra Capa.

 

*Com informações JB Online e Agência Brasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade