No tango, argentinos fazem encontro de gerações na Olido

Luis Arrieta e Irupé Sarmiento mostram duo de dança contemporânea inspirado no tradicional ritmo portenho

20 mai 2015
12h00
atualizado às 15h20
  • separator
  • 0
  • comentários

No ano em que completa 63 anos, Luis Arrieta convida Irupé Sarmiento, 31 anos, para juntos celebrarem um encontro de gerações dançando o icônico ritmo de Buenos Aires. “Tango aDois” faz temporada na Galeria Olido de 21 a 31 de maio. O ingresso é grátis.

Luis Arrieta e Irupé Sarmiento dançam um tango para dois celebrando suas origens
Luis Arrieta e Irupé Sarmiento dançam um tango para dois celebrando suas origens
Foto: Fábio Pinheiro / Divulgação

No início do mês, no Teatro Sérgio Cardoso, Arrieta apresentou seu solo “Tango aDeus”. Agora ele retorna na companhia de sua conterrânea, Irupé, com quem tem a oportunidade de destacar o papel da mulher na tradicional música e dança argentina.

A proposta inclui ainda resgatar a essência do tango e a relação dele com o habitante da capital da Argentina. Embora Irupé tenha nascido em Salta, ela e Arrieta pretendem evitar o olhar turístico e estrangeiro, mas será forte o sotaque de dança contemporânea.

Os dois serão embalados por canções de Sebastián Piana, Homero Manzi, Rodolfo Mederos, Juan Carlos Cobián, além do russo Leonid Desyatnikov e do georgiano Giya Kancheli. O grande nome do tango argentino Astor Piazzola também está na trilha sonora.

Arrieta, que chegou ao Brasil em 1974, comemorou no ano passado 40 anos de carreira, entrando em cartaz com “39155 mutações”. O ano também marcou a estreia de sua coreografia “bandOnéon” para o Balé da Cidade de São Paulo (BCSP), do qual foi diretor artístico na década de 1980.

Autor de mais de 150 obras, o artista criou para companhias como Balé Teatro Castro Alves, Ballet Municipal do Natal, Ballet del Teatro San Martín, La Habana Ballet Nacional de Cuba, Ballets San Juan e ainda Rede Manchete de Televisão

Irupé tem formação clássica e contemporânea. Foi a primeira bailarina do Ballet Contemporáneo del Teatro General San Martín, de 2004 a 2008, e solista da São Paulo Companhia de Dança de 2008 a 2012. Desde 2013, integra o elenco do BCSP.

“Tango aDois”
Luis Arrieta e Irupé Sarmiento
Galeria Olido – Sala Paissandu
21 a 23 e 28 a 30 de maio, 20h
24 e 31 de maio, 19h
Grátis
Ingressos devem ser retirados na bilheteria 1 hora antes do início do espetáculo

Fonte: Cross Content
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade