Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Amarel de Van Gogh pode ser danificado por iluminação de LED

20 jan 2013 - 11h45
(atualizado às 12h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O amarelo de Van Gogh é como o azul de Kandinskij e o dourado de Klimt: uma cor vital, símbolo do trabalho do artista. O amarelo predomina em um muitos dos trabalhos do pintor holandês e um possível "escurecimento" da cor em um processo de alteração certamente seria uma ferida para a história da arte. Mas é isso que pode acontecer se os museus onde suas obras estão expostas continuarem utilizando iluminação de LED.

O amarelo, presente em muitos dos quadros do artista, pode escurecer com a iluminação de LED
O amarelo, presente em muitos dos quadros do artista, pode escurecer com a iluminação de LED
Foto: Getty Images

Segundo informações do jornal italiano La Repubblica, esse tipo de iluminação, até hoje considerado muito seguro e, por isso, instalado em museus e galerias de arte no mundo inteiro, pode provocar transformações no pigmento amarelo que caracteriza as obras de Van Gogh. 

Quem fez o aviso foi um grupo internacionacional de cinetistas, em uma pesquisa publicada na revista Analytical Chemistry. O estudo foi baseado em uma série de pinturas de Van Gogh provenientes de museus holandeses e franceses, realizadas entre 1887 e 1890, ano da morte do pintor. De acordo com os testes, o amarelo exposto durante muito tempo à iluminação de LED pode escurecer, aproximando-se do marrom ou do verde oliva.

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade