PUBLICIDADE

Grátis aos sábados! Exposição imersiva conta a história da artista Marta Minujím na Pinacoteca de SP

18 nov 2023 - 06h01
(atualizado em 1/1/2024 às 18h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Preparem-se para embarcar com as crianças em uma jornada sensorial, onde colchões multicoloridos, videoinstalações e intervenções urbanas ganham vida e convidam a todos a explorar o universo criativo da artista. A mostra panorâmica, Marta Minujín: Ao Vivo, traz mais de cem obras da artista latino-americana, abrangendo desde 1963 até os dias atuais.

Foto: Divulgação / Pinacoteca de São Paulo - Beto Assam / Meu Passeio

A exposição imersiva acontece no 1º andar da Pinacoteca de São Paulo, de 29 de julho de 2023 a 28 de janeiro de 2024, de quarta a segunda, das 10h às 18h, sendo que de quinta-feira o horário é estendido até às 20h. Aos sábados, a visitação é gratuita!

Como é a exposição de Marta Minujín?

Cada obra apresenta uma história! As crianças irão conhecerão a Escultura de los deseos, um inflável gigante de 17 metros que os receberá logo no estacionamento, em seguida avistarão a Galeria Blanda, onde colchões e projeções se unem para criar uma experiência imersiva. O clima descontraído dessa exposição pode se tornar uma oportunidade de despertar o interesse das crianças pela arte.

A mostra apresenta momentos cruciais da carreira de Marta Minujín, incluindo sua pesquisa sobre a comunicação e seu potencial disseminador, representados por obras como "Simultaneidad en simultaneidad" (1966) e "Leyendo las noticias en el Río da Plata" (1965), expostas na 4ª sala. Destaque para "Comunicando con tierra" (1976), com o impactante "Nido de hornero", um ninho de joão-de-barro gigante.

Além disso, os visitantes têm a chance de explorar videoinstalações e fotoperformances, como a intrigante "El pago de la deuda externa argentina con maíz" (1985), que também faz parte dessa experiência. A exposição "Marta Minujín: Ao vivo" destaca ainda intervenções urbanas que ganham evidência, mostrando como a arte pode estar presente no cotidiano das grandes cidades.

Quem é Marta Minujín?

Nascida em Buenos Aires, em 1943, Marta Minujín alcançou grande consagração na Argentina e no cenário internacional. Embora tenha sido associada ao movimento pop, sua produção artística é multidisciplinar, combinando aspectos da arte pop com happening e arte conceitual.

Hoje, a artista-personagem continua produzindo arte incansavelmente, transitando entre diversas linguagens, escalas, circuitos artísticos e sociais. Com óculos espelhados e personalidade extravagante, Marta Minujín figura em capítulos importantes da história da arte, passando pelo novo realismo, pop art, conceitualismos, arte pública e multimeios.

Dados do passeio:

  • Passeio: Exposição "Marta Minujín: Ao Vivo" na Pinacoteca de SP
  • Recomendado: Todas as idades
  • Quando: 29/07 a 28/01
  • Horários: de quarta a segunda, das 10h às 18h, sendo que de quinta-feira o horário é estendido até às 20h
  • Preços: R$30 (inteira) e R$15 (meia) | gratuito aos sábados e às quintas após às 20h
  • compre aqui seu ingresso

  • Locais:
Meu Passeio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade