Fábricas de Cultura abrem mais de 8 mil vagas para cursos de robótica, música e circo
Quer ter acesso a cursos gratuitos? Estão abertas as inscrições para mais de 400 cursos gratuitos com mais de 8 mil vagas disponíveis nas Fábricas de Cultura.
As vagas são distribuídas pelas unidades das zonas Norte e Sul de São Paulo, da Região Metropolitana (Osasco e Diadema), e de Iguape no Vale do Ribeira para crianças, jovens e adultos. Corra e se inscreva!
As unidades das Fábricas de Cultura
Brasilândia
Voltado para jovens entre 12 e 21 anos, o Projeto Espetáculo, onde os aprendizes passarão por todas as etapas de pesquisa e construção de uma obra artística em diversas linguagens como música, cinema, dança, circo e tecnologias, terá aulas de terça à quinta, das 14h às 17h, a partir de 14 fevereiro na Fábrica de Cultura Brasilândia.
Ao final da formação, que dura oito meses, os aprendizes apresentam uma produção desenvolvida a partir de uma temática orientadora.
Outra opção na unidade é o Ateliê de Formação de Conjunto Musical, que ensinará aos aprendizes vários gêneros e ritmos musicais enquanto tocam em grupo instrumentos como violão, guitarra, baixo e bateria. A formação é indicada para maiores de 14 anos. As aulas são às quartas e sextas, das 14h às 16h45, e começam dia 15 de fevereiro.
Jaçanã
Com início em 18 de fevereiro, e aulas aos sábados, a Fábrica de Cultura Jaçanã oferece duas formações diversas: na Trilha de Drone os aprendizes terão contato com o funcionamento deste equipamento, a legislação e o mercado de trabalho. Com aulas das 14h às 16h45, o curso é indicado para maiores de 15 anos.
Também há espaço para as artes com a Trilha de Criação de História em Quadrinhos Digital que mostrará como os participantes podem desenvolver histórias originais utilizando a tecnologia digital para ilustração dos quadrinhos, além de abordar questões de mercado. É indicada para maiores de 12 anos e as aulas vão das 10h às 12h.
Vila Nova Cachoeirinha
No Ateliê de Artes Visuais, no curso de Arte Têxtil, indicado para jovens a partir de 14 anos, será possível aprender técnicas de desenho, pintura, escultura, gravura, instalações e bordado. As aulas iniciam no dia 14 de fevereiro, sempre às terças e quintas, das 18h às 20h45.
Já no dia 18 de março começa a Trilha de Introdução à Impressão 3D, voltada para maiores de 15 anos. Com aulas aos sábados, das 9h às 12h, a Trilha apresentará uma introdução em modelagem com o software 'Tinkercad' e a impressão de pequenas peças.
Capão Redondo
O audiovisual domina a Fábrica de Cultura Capão Redondo com o Ateliê de Vídeo para Redes Sociais e Mini Documentários. Indicado para maiores de 14 anos, o curso mostrará como produzir curtas documentais por meio de aulas teóricas e práticas sobre criação de roteiros, captação e edição de vídeo, e divulgação nas redes sociais.
Os encontros serão às terças e quintas, das 18h às 20h45, começando em 14 de fevereiro. No dia seguinte, 15, terá início o Ateliê de Dublagem, que ensinará técnicas de voz e sincronia labial utilizadas para dublar personagens diversos. As aulas serão às quartas e sextas, das 14h às 16h45, e podem se inscrever maiores de 13 anos.
Documentos necessários
Para se inscrever é necessário apresentar na unidade do curso de interesse os seguintes documentos:
- RG ou documento com foto do responsável (no caso de menores de idade);
- RG ou certidão de nascimento do aprendiz;
- Comprovante de residência atual.
É possível realizar a pré-inscrição no site das Fábricas de Cultura, mas será necessário validá-la presencialmente.
Confira as regras dos cursos
Os materiais necessários para as atividades presenciais, como instrumentos musicais, itens de papelaria e máquinas fotográficas, serão oferecidos para o uso na unidade gratuitamente. Também é disponibilizado lanche no intervalo das aulas.
É permitido se inscrever em mais de um curso desde que os horários não coincidam entre si e, no caso de crianças e jovens em idade escolar, com os horários da escola. As vagas são limitadas, variando entre 10 a 70 entre Trilhas e Ateliês. Todos os aprendizes que alcançarem mais de 50% de frequência receberão um certificado de participação.