Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Agatha Christie: Misterioso desaparecimento da autora segue instigando 50 anos após sua morte

A Rainha do Crime desapareceu por 11 dias quando tinha 36 anos, sob circunstâncias que permanecem enigmáticas. Conheça a história

12 jan 2026 - 05h42
Compartilhar
Exibir comentários

O maior mistério da Rainha do Crime não está em um de seus livros. A escritora inglesa Agatha Christie (1890-1976) morreu há exatos 50 anos, mas um evento de sua vida segue instigando e gerando curiosidade em leitores e especialistas em sua vida e obra: quando tinha 36 anos, ela desapareceu por 11 dias. O motivo nunca foi esclarecido.

Manchete do jornal 'Daily Mail' sobre o desaparecimento de Agatha Christie.
Manchete do jornal 'Daily Mail' sobre o desaparecimento de Agatha Christie.
Foto: Webarchive.nationalarchives.gov.uk/Reprodução / Estadão

O fato ocorreu há quase 100 anos, em dezembro de 1926. No dia 3 daquele mês, Agatha deixou sua casa em Sunningdale, na Inglaterra, entrou em seu carro e... sumiu. No dia seguinte, o veículo foi encontrado abandonado junto de roupas da escritora. Todos logo pensaram no pior.

Um filme de 1979 de título similar, O Mistério de Agatha, também ficcionaliza o acontecimento. No longa, Vanessa Redgrave interpreta a escritora e Timothy Dalton vive Archie. Dirigido por Michael Apted, o filme está disponível no streaming Looke.

Já o longa Agatha and The Truth of Murder, de Terry Loane, faz uma brincadeira com o ocorrido: na trama, Agatha desaparece porque decide usar suas habilidades como escritora de mistérios para desvendar um crime da vida real. A produção está atualmente indisponível no Brasil.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade