Adeus às dores nas articulações: se você tem mais de 60 anos e não pratica nenhum esporte, o Yoga é a chave para um corpo funcional e mais forte
Dores nas articulações e rigidez dominam seus dias após os 60? Descubra como o Yoga pode ser o caminho para um corpo funcional, mais forte e com autonomia para encarar o envelhecimento
Com os anos, é comum surgir dor, rigidez e perda de amplitude de movimentos, especialmente depois dos 50 e 60 anos. Isso pode estar ligado ao sedentarismo, ao excesso de impacto em certas atividades ou até a padrões repetitivos, como ficar muito tempo sentado, caminhar sempre do mesmo jeito ou manter posturas erradas.
Nesta fase da vida, manter as articulações saudáveis e sem dores pode ser um grande desafio, especialmente para quem não está acostumado a praticar exercícios físicos. Aliado a isso, a sarcopenia, que promove a redução da força e da massa muscular, colabora para que se tenha dificuldades em levantar, subir escadas e até fazer uma caminhada.
E é justamente aí que entra o Yoga entra com força. Sem promessas milagrosas e sem exigir impacto físico, a prática se tornou uma aliada para quem quer recuperar mobilidade, reduzir a rigidez e ganhar mais autonomia no dia a dia, além de prevenir dores nas articulações.
Diante disso, o Purepeople reuniu especialistas para comentar sobre os benefícios do Yoga para sua saúde e corpo no geral.
Yoga é muito mais do que apenas alongamento
O Yoga ganhou destaque justamente por trabalhar o corpo de forma integrada, com foco em respiração, postura e movimento consciente do corpo. Isso ajuda a reduzir tensão muscular, melhorar circulação local e 'destravar' as articulações, um detalhe que faz toda a diferença quando o assunto é rigidez.
Em entrevista ao Purepeople, o professor de Yoga Ravi Kaiut, especialista no Método Kaiut Yoga, indica...
Matérias relacionadas