Virtus Cabrio, o inédito carro da Volkswagen para visitas ilustres
Volkswagen Virtus, o sedã com o maior espaço interno da categoria, foi transformado em cabriolet para receber Lula e Alckmin
A Volkswagen aproveitou a recente visita do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin para apresentar seu inédito Virtus Cabrio. Trata-se de um carro único que foi transformado em cabriolet para futuras visitas ilustres na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP.
O Virtus Cabrio é um sedã transformado em conversível. Ele leva o nome Cabrio porque um cabriolet é um conversível com banco traseiro, ao contrário do roadster, que é um conversível de apenas dois lugares. O carro não será vendido.
O Volkswagen Virtus Cabrio tem a bonita cor Azul Biscay, que remete ao logotipo VW, equipado com o potente motor 250 TSAI, de 150 cv de potência com câmbio automático de 6 marchas.
O carro teve reforços na carroceria, aumento do assoalho e modificações de sistemas eletrônicos. O Virtus Cabrio é o quinto veículo que a Volkswagen confecciona para este tipo de evento. No passado, já foram construídos Fusca, Polo Sedan e Fox conversíveis, para os anos de 1959, 1993, 2003 e 2005, respectivamente.
O Virtus Cabrio não será comercializado, embora certamente tenha desperdado a cobiça de colecionadores. Ele vai para a coleção da própria Volkswagen, o acervo da Garagem VW, e ficará ao lado de outros veículos especiais, esportivos e protótipos.
Derivado do Volkswagen Virtus, o sedã com maior espaço interno de sua categoria, o Virtus Cabrio tem rodas de 18” com acabamento escurecido, interior com bancos, painel e apliques de porta em preto. O carro foi modificado em seis semanas por cerca de 30 profissionais da área de Desenvolvimento do Produto, com suporte da área de Qualidade.
Para a criação do carro-conceito foi feita a remoção do conjunto do teto. A partir daí, com a ausência das continuações das colunas B e C, foi preciso reforçar outros pontos do veículo, no sentido de alcançar uma boa rigidez. Para dar um espaço mais amplo entre os bancos dianteiro e traseiro, o assoalho foi alongado e o tanque de combustível foi modificado, sendo alojado na parte inferior do assoalho.
Além disso, o banco traseiro também sofreu modificações com um design exclusivo para este modelo especial.
Foram desenvolvidas novas peças de acabamento externo, como partes de fechamento das colunas e portas, bancos e tanque de combustível. Também foi acrescentada uma barra transversal na região da coluna B, para que os visitantes possam viajar em pé com segurança.