Projeto de lei pode tornar ABS obrigatório em motos
Um Projeto de Lei aguardando despacho na Câmara dos Deputados prevê freios com ABS obrigatório em todas as motocicletas novas no Brasil. Embora ainda tenha um longo caminho a ser percorrido, a proposta segue legislação para automóveis, que não poderão sair da fábrica sem airbags e ABS a partir de 1º de janeiro de 2014.
O PL 6273/13 foi sugerido pelo deputado federal Adrian (PMDB/RJ), que espera reduzir os números de mortes de motociclistas. Segundo ele, um estudo sueco aponta que 38% dos acidentes com feridos e 48% dos acidentes fatais podem ser evitados com o equipamento que evita o travamento das rodas em frenagens bruscas.
“O projeto de lei se traduz em melhoria social para todos, pois a utilização de freios ABS nas motocicletas, embora possa tornar os referidos veículos um pouco mais caros, será importante para a segurança dos pilotos e dos pedestres, com a consequente redução de acidentes”, afirmou Adrian em nota. De acordo com a proposta, cerca de 18% das motos vendidas no Brasil possuem ABS.
No entanto, este não é o único projeto sobre o assunto em tramitação. No Senado, um outro projeto para tornar o ABS obrigatório em motos, este de autoria de Cyro Miranda (PSDB-GO), foi aprovado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura em setembro do ano passado e segue em tramitação.