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Peugeot 208 elétrico é o carro certo no lugar errado

Rodamos no dia-a-dia com o Peugeot e-208 GT, o carro que representa o que será a marca daqui para frente

26 ago 2022 - 06h00
(atualizado às 08h56)
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Peugeot e-208 GT
Peugeot e-208 GT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Peugeot e-208 GT é o primeiro carro da nova Peugeot. Dentro da Stellantis, a Peugeot foi escolhida para ser a marca mais eletrificada, perante suas irmãs Citroën, Fiat, Jeep e Ram. O Peugeot 208 elétrico mantém todas as características do 208 flex, porém com muito mais requinte e emoção.

O problema do Peugeot 208 elétrico é apenas um: trata-se do carro certo no lugar errado. O Brasil continua sendo um país que judia bastante dos carros baixos. Além de ter muitas estradas ruins, várias cidades também têm o asfalto irregular – como São Paulo, onde rodamos com o Peugeot e-208 GT durante vários dias.

Peugeot e-208 GT
Peugeot e-208 GT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Peugeot e-208 GT tem um motor elétrico de 100 kWh, ou seja, 136 cv de potência. O torque é de 260 Nm. Com bateria de 50 kWh e consumo elétrico de 17,6 kWh/100 km, o Peugeot hatchback francês é capaz de rodar até 340 km com uma carga. Na prática, vimos que dá para rodar uns 300 km na cidade, se o carro for conduzido de forma econômica.

O Peugeot e-208 GT tem três modos de condução. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e atinge 150 km de velocidade máxima. A relação peso/potência é de 11,2 kg/cv. A entrega de potência é imediata e a potência não chega a ser arrebatadora, pois um motor muito potente reduziria bastante o alcance.

Peugeot e-208 GT
Peugeot e-208 GT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A sigla GT, portanto, não deve empolgar demais. Num Peugeot com motor a combustão poderia levar a maiores emoções. O antigo Peugeot 208 GT 1.6, por exemplo, tinha 173 cv de potência e chegava a 222 km/h de velocidade, contra apenas 150 do e-208 GT. O 208 GT 1.6 também era mais rápido: ia de 0 a 100 em 7,6 segundos (contra 8,3 do elétrico).

A suspensão do Peugeot e-208 é dura, como convém a um carro esportivo, e a posição de dirigir é afundada no banco. Dá para “vestir” o carro, que tem várias configurações no painel digital 3D. Quando o asfalto é liso, o e-208 é puro prazer. Quando é irregular, carro e motorista sofrem, pois o Peugeot tem apenas 11,2 cm de vão livre do solo. Os pneus também são de perfil baixo (205/45 R17).

Peugeot e-208 GT
Peugeot e-208 GT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A marcação de energia é igual à de um tanque de combustível e não há indicação da porcentagem, somente do alcance disponível. Talvez seja uma tática da Peugeot, pois a maioria dos motoristas está acostumada a ver o ponteiro no meio, por exemplo, e segue guiando normalmente. A visão de uma bateria pela metade, entretanto, já provoca uma certa tensão.

Peugeot e-208 GT
Peugeot e-208 GT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Por enquanto, o Peugeot e-208 vem importado da França. Por isso, custa R$ 276.990. Será possível que um dia seja produzido também no Brasil? É difícil, apesar de a plataforma CMP de Porto Real (RJ) seja adaptável à e-CMP, para carros elétricos. Se fosse um SUV, o Peugeot 208 elétrico teria mais chances de sucesso comercial.

Mas, ainda que tenha pouco volume de vendas, não deixa de ser um  carro elogiável,  de ótimo padrão, com soluções interessantes de construção, design interior diferente e ousado, além de design matador. Pena que seja o carro certo no lugar (ou país) errado.

Peugeot e-208 GT
Peugeot e-208 GT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Ficha técnica

Preço: R$ 276.990

Motor: 1 elétrico 

Potência: 100 kW (136 cv)

Torque: 260 Nm 

Câmbio: 1 marcha AT

Tração: dianteira

Comprimento: 4,055 m 

Largura: 1,738 m 

Altura: 1,453 m

Entre-eixos: 2,538 m

Altura mínima do solo: 112 mm

Peso: 1.539 kg

Pneus: 205/45 R17

Porta-malas: 265 litros

Carga útil: 375 kg

Capacidade da bateria: 50 kWh

0-100 km/h: 8s3

Velocidade máxima: 150 km/h

Consumo elétrico: 17,6 kWh / 100 km

Alcance: 340 km

Emissão de CO2: 0 g/km

Peugeot e-208 GT
Peugeot e-208 GT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
Guia do Carro
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