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Fusca chinês é lançado em 3 versões elétricas. E agora, VW?

Apelido pela mídia de Fusca chinês, inédito Ora Ballet Cat, da Great Wall Motors, tem três versões, inclusive uma 4x4 de 544 cv de potência

15 jul 2022 - 16h15
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Ora Ballet Cat, o Fusca chinês.
Ora Ballet Cat, o Fusca chinês.
Foto: GWM / Divulgação

O Fusca chinês chega ao mercado da China como Ora Ballet Cat, trazendo um design copiado da Volkswagen e três opções de motor elétrico. O mais potente, com tração nas quatro rodas, tem 544 cv e bateria de 60,5 kWh, que lhe permite rodar até 500 km com uma carga. 

A Ora é a marca de carros 100% elétricos da GWM (Great Wall Motors), que não descartou a possibilidade de lançar o Ballet Cat futuramente no Brasil. O carro ganhou o apelido de Fusca chinês devido à sua incrível semelhança com o clássico Volkswagen Sedan (Fusca no Brasil, Beetle em outros mercados). A solução encontrada pelos designers chineses foi colocar na frente do carro faróis que lembram a lanterna traseira do Fusca original.

Ora Ballet Cat, o Fusca chinês.
Ora Ballet Cat, o Fusca chinês.
Foto: GWM / Divulgação

A versão de entrada tem um motor elétrico de 170 cv, bateria de 50 kWh e alcance de 400 km. A tração é dianteira. Esta versão custa 193.000 yuan (moeda chinesa), que equivale a R$ 154.200. Há ainda uma versão intermediária de 300 cv com tração traseira (algo que lembra o Fusca original.

Ora Ballet Cat, o Fusca chinês.
Ora Ballet Cat, o Fusca chinês.
Foto: GWM / Divulgação

Por dentro, o Ora Ballet Cat traz semelhanças com o Fusca da Volkswagen e itens para agradar o público feminino na China, como o ajuste de suspensão para um rodar bem macio e música para crianças pequenas. Apesar desses conceitos machistas, o Ballet Cat traz jovens mulheres e jovens homens chineses nas fotos oficiais.

Ora Ballet Cat, o Fusca chinês.
Ora Ballet Cat, o Fusca chinês.
Foto: GWM / Divulgação

O carro mede 4,40 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,63 m de altura e tem 2,75 m de distância entre-eixos. É bem maior do que o Fusca original, que media 4,05 m de comprimento e tinha entre-eixos de 2,40 m no último modelo fabricado no Brasil (1986). Também é maior do que o Fusca de terceira geração (depois do New Bettle),  vendido até 2016, que tinha 4,28 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,49 de altura e 2,54 de entre-eixos.

Resta esperar agora para ver qual será a reação da Volkswagen. Se vai protestar em juízo contra a GWM, como havia mencionado, ou se vai deixar barato, por considerar que se trata de uma cópia com detalhes visuais de gosto discutível.

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