PUBLICIDADE

BMW X2 e iX2 elétrico: conheça os SUVs que vêm para o Brasil

BMW reúne imprensa mundial em Cascais, Portugal, para o lançamento de seu novo SUV compacto superior, que chega em breve; conheça as versões

16 fev 2024 - 05h47
(atualizado em 6/3/2024 às 15h29)
Compartilhar
Exibir comentários
BMW iX2 xDrive30 e BMW X2 M35i xDrive
BMW iX2 xDrive30 e BMW X2 M35i xDrive
Foto: BMW / Guia do Carro

A BMW apresentou oficialmente em Cascais, Portugal, a nova geração do SUV X2 e o inédito iX2 elétrico. Tanto o BMW X2 como o BMW iX2 serão importados para o Brasil este ano. Na ocasião, a BMW reuniu a imprensa mundial na cidade portuguesa para o primeiro test drive. Duas mídias do Brasil foram convidadas – entre elas o Guia do Carro (Terra).

O BMW X2 a combustão está em sua segunda geração. Ele começou a ser produzido em 2017 e estreou no Brasil como linha 2018, mas só resistiu até 2020. Posicionado entre o X1 e o X3, o BMW X2 não conseguiu vencer a crise da pandemia. Agora retorna este ano, completamente renovado e com o arrojo de uma inédita versão totalmente elétrica.

BMW X2 M35i xDrive
BMW X2 M35i xDrive
Foto: BMW / Guia do Carro

Na Europa, o Novo X2 a combustão tem quatro versões, sendo duas a diesel (sDrive18d e sDrive20d) e duas a gasolina: sDrive20i e M35i xDrive. A BMW não disse se as duas versões a gasolina serão importadas para o Brasil, mas a versão esportiva M35i (com tração 4x4) com certeza será. Foi justamente nesta que fizemos um dos test drives nas estradas de Portugal.

O Novo X2 M35i xDrive tem tração integral e motor 2.0 de 317 cv de potência e 400 Nm de torque. Equipado com câmbio automático de 7 marchas, ele faz de 12,5 a 13,0 km/l de gasolina na Europa e emite de 174 a 181 g/km de CO2 – números altos para um momento de descarbonização do planeta.

BMW X2 M35i xDrive e BMW iX2 xDrive30
BMW X2 M35i xDrive e BMW iX2 xDrive30
Foto: BMW / Guia do Carro

Para compensar, o inédito iX2 elétrico – que também dirigimos em Portugal – tem emissão zero de CO2 nos dois motores elétricos, que entregam de 230 kW de potência combinada (313 cv) e 494 Nm de torque, além de um bom consumo de energia, entre 16,3 e 17,7 kWh/100 km.

Equipado com uma bateria de 65 kWh, o BMW iX2 elétrico é capaz de rodar de 417 a 449 km pelo ciclo WLTP. No Brasil, deve ter um alcance oficial entre 292 e 314 km pelo ciclo PBEV do Inmetro. 

BMW iX2 xDrive30
BMW iX2 xDrive30
Foto: BMW / Guia do Carro

Há ainda uma boa opção para o Brasil, que pode tornar o BMW X2 mais popular e acessível. Trata-se do X2 sDrive20i, que utiliza um sistema híbrido leve de 48V. Ele tem tração dianteira e motor 1.5 tricilíndrico de 156 cv de potência auxiliado por um pequeno motor elétrico integrado de 19 cv (14 kW). Com a potência total de 170 cv, o X2 Mild Hybrid faz de 15,4 a 16,7 km/l de gasolina na Europa e emite de 136 a 148 g/km de CO2. 

Desempenho

Para quem gosta de velocidade pura, o X2 M35i ainda leva vantagem, mas bem pequena. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, apenas 2 décimos mais rápido do que o iX2 elétrico, que faz essa aceleração em 5,6 segundos. Entretanto, o SUV elétrico só chega a 180 km/h, enquanto o X2 M35i atinge 250 km/h de velocidade máxima.

O modelo 1.5 Mild Hybrid (que não dirigimos) é muito mais modesto em desempenho, pois o seu foco é a economia de combustível e a redução de CO2. Segundo a BMW, o X2 sDrive20 (que deveria se chamar sDrive15 para não confundir com o modelo 2.0) acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e chega a 216 km/h.

BMW X2 M35i xDrive
BMW X2 M35i xDrive
Foto: BMW / Guia do Carro

Todas as informações sobre o test drive dos novos X2 e iX2 – como impressões ao volante, comportamento dinâmico e vida a bordo – estão sob embargo até o dia 28 de fevereiro, para que as mídias do mundo inteiro tenham oportunidade de experimentar os veículos antes da primeira publicação. O Guia do Carro sempre cumpre os embargos, por isso publicaremos reportagem específica na ocasião.

Design 

Os novos BMW X2 e iX2 agradam de cara pelo design. É verdade que ambos têm o enorme (e polêmico) duplo rim que caracteriza os carros da BMW, mas ele não é tão extravagante como o do BMW XM e é mais sutil e elegante do que o do BMW iX. Os faróis duplos têm duas luzes diurnas de led verticais e marcantes.

BMW iX2 xDrive30
BMW iX2 xDrive30
Foto: BMW / Guia do Carro

A silhueta cupê é um diferencial em relação à maioria dos SUVs da categoria. Não por pouco motivo, a CEO do Grupo BMW no Brasil, Maru Escobedo, aposta que o design será um dos atrativos do carro.

Na parte traseira, os BMW X2 e iX2 têm ombros bem largos. A parte superior do carro vai ficando mais estreita na traseira, enquanto a parte inferior se alarga. O resultado é ótimo, tanto no aspecto aerodinâmico quanto no visual. O SUV alemão tem um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,25 Cd e um grande porta-malas de 525 litros.

BMW iX2 xDrive30
BMW iX2 xDrive30
Foto: BMW / Guia do Carro

A versão M35 tem spoiler dividido ao meio, spoiler traseiro M, acabamento esportivo e dois pares de ponteiras de escape integrados na saia traseira, além de pinças de freio na cor da carroceria. Pela primeira vez, o BMW X2 ganha a opção de rodas de 21”.

Interior

Apesar de o X2 e o iX2 terem propostas diferentes em termos ecológicos, o interior dos dois carros é muito parecido. Os dois usam o mesmo volante de direção, multifuncional com empunhadura grossa, e o painel digital que é padrão do fabricante alemão desde a estreia do BMW iX.

BMW X2 M35i xDrive
BMW X2 M35i xDrive
Foto: BMW / Guia do Carro

Além do quadro de instrumentos digital os carros têm a famosa tela curvada, que confere ainda mais sofisticação ao painel. Cada versão tem diferenças específicas, mas o padrão é o mesmo para toda a linha X2. A parte frontal do console central abriga dois porta-copos e uma bandeja para smartphone com iluminação indireta e carregamento sem fio.

A multimídia da BMW já está em sua 9ª versão, de forma que os usuários do X2 e do iX2 contarão com o que há de melhor na marca de Munique. Destaque para o ar-condicionado de duas zonas, para o navegador nativo BMW Maps e para as quatro portas USB-C. Em relação aos sistemas, a melhoria em relação ao primeiro X2 é enorme.

BMW iX2 xDrive30
BMW iX2 xDrive30
Foto: BMW / Guia do Carro

A BMW ainda não divulgou os preços dos novos X2 e iX2, tampouco quando os carros começarão a ser vendidos no Brasil.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade