Wi-Fi 8 já está em desenvolvimento; a surpresa é que não será mais rápido: a vantagem virá de outro lado
A princípio, o novo padrão não melhorará as velocidades de transmissão atuais, concentrando-se principalmente na confiabilidade Teremos que ser pacientes: a especificação final não será lançada antes de setembro de 2028
O padrão Wi-Fi 7, anunciado há três anos, ainda mal começou a fazer parte de nosso dia-a-dia. É provável que ganhe popularidade em 2025, mas quando isso acontecer, como costuma ocorrer com os padrões Wi-Fi, ele já estará ultrapassado. O motivo? O Wi-Fi 8 já está em desenvolvimento e apresenta uma abordagem peculiar.
Novo padrão à vista
O Wi-Fi 8, a nova versão do padrão sem fio, está começando a ser projetado. O nome completo do padrão IEEE é 802.11bn Ultra High Reliability, e já deixa claro que essa evolução está focada em algo diferente. Segundo informações da PCWorld, a divisão sem fio da MediaTek, chamada Filogic, revelou alguns detalhes iniciais sobre esse padrão.
Mesma velocidade, maior confiabilidade
De acordo com a tabela, a expectativa é que a largura de banda, as faixas de frequência utilizadas e a taxa máxima de transmissão de dados na camada física (PHY) permaneçam inalteradas em relação ao Wi-Fi 7. A diferença estará nos mecanismos que proporcionarão muito mais confiabilidade às transmissões, alterando a forma como nossos dispositivos - como laptops e celulares - acessam os pontos de acesso.
Reutilização Espacial Coordenada (Co-SR)
Os documentos da MediaTek mencionam várias técnicas para alcançar essa confiabilidade aprimorada. A primeira é a Reutilização Espacial Coordenada (Co-SR), originalmente introduzida no Wi-Fi 6 como Reutilização Espacial. Essa técnica evolui para permitir que os pontos de acesso se comuniquem e coordenem a potência das transmissões....
Matérias relacionadas