Valve muda políticas de privacidade e derruba Steam Spy
O Steam Spy não está mais funcionando. Quem confirma isso é o próprio Sergey Galyonkin, CEO da empresa, em post oficial no Twitter. De acordo com ele, não é mais possível fazer o levantamento de informações da plataforma por conta de mudanças na política de privacidade do Steam.
A explicação é que agora a lista de jogos dos usuários não está mais aberta por padrão. Era a partir dela que o Spy conseguia tirar as informações. "A Valve acabou de alterar suas configurações de privacidade, tornando os jogos de propriedade dos usuários Steam ocultos por padrão", apresenta o post oficial do Steam Spy no Twitter.
Valve just made a change to their privacy settings, making games owned by Steam users hidden by default.
Steam Spy relied on this information being visible by default and won't be able to operate anymore.https://t.co/0ejZgRQ6Kd
— Steam Spy (@Steam_Spy) 11 de abril de 2018
O site operava da seguinte forma: ele fazia uma análise de contas públicas e listava tempo de jogo e quais games foram comprados. Com isso, a empresa conseguia devolver estatísticas de venda e desempenho de alguns games na plataforma. A Valve raramente libera números, e quando o faz são genéricos, não relacionados a um jogo em específico.
A probabilidade é a Valve tenha modificado as políticas de privacidade já pensando em se adequar às novas regras da General Data Protection Regulation (GDPR). A lei, aprovada pela União Europeia, entra em vigor em maio e modifica a forma como as informações de usuários cidadãos europeus podem ser usados por empresas.
Com isso, serviços como o Steam Spy, que buscam dados da plataforma, podem passar a não funcionar mais. A Valve também vai adicionar ao Steam o status de "invisível" para a conta.
O blog do Steam afirma que todas as modificações foram feitas de acordo com feedbacks da comunidade.