PUBLICIDADE

Usuários estão postando o filme Super Mario Bros na íntegra no Twitter

Filme Super Mario Bros. foi encontrado na íntegra no Twiiter e ficou três dias "em cartaz" de forma ilegal na rede social

1 mai 2023 - 14h00
(atualizado em 2/5/2023 às 07h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Aos poucos, o Twitter parece virar uma terra sem regras e sem lei. Após a remoção dos selos verificados pré-existentes e a conseguinte redistribuição compulsória — e sem critérios claros — do check para alguns famosos, agora a plataforma do passarinho está abrindo espaço para a pirataria.

O filme Super Mario Bros. foi encontrado na íntegra e ficou três dias "em cartaz" de forma ilegal na rede social até ser removido nesse último domingo (30). As contas que compartilharam o material na plataforma foram suspensas.

Falta de moderação no Twitter

O longa-metragem é uma parceria da Nintendo com o estúdio de animação Illumination, responsável também pelos sucessos Meu Malvado Favorito, Minions e Sing, e tem distribuição pela Universal. A produção com Mario, Luigi, Peach e companhia segue em exibição exclusiva nos cinemas até o final de maio e já arrecadou mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais.

A disponibilização do filme pelo Twitter viola a lei de direitos autorais e patrimoniais da obra e se caracteriza como pirataria. As duas contas que foram identificadas e suspensas pelo compartilhamento somaram 9,3 e 8,5 milhões de visualizações da produção.

O material chegou à plataforma de maneira ilegal após algumas mudanças realizadas por Elon Musk na rede social. O novo Twitter Blue, por exemplo, permite que os assinantes publiquem vídeos de até 60 minutos — aumentando consideravelmente o limite anterior da rede do passarinho. O filme do Mario, vale notar, estava dividido em duas partes: a primeira hora; e os 32 minutos restantes.

Foto: Divulgação/Universal Pictures / Canaltech

Outra mudança provocada por Musk que afeta diretamente os conteúdos publicados é a redução dramática de funcionários do Twitter. Em janeiro, uma nova demissão em massa na companhia teve como foco o time de moderação; justamente a equipe que poderia evitar casos como esse de violação de lei de direitos autorais.

Além do filme Super Mario Bros., outras produções cinematográficas foram vistas circulando na íntegra pela rede social nos últimos dias, incluindo Avatar: O Caminho da Água.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade