Uma caverna na França escondia uma estranha formação rochosa; pesquisadores acreditam que possa ser um mapa 3D
Estamos enxergando demais ou esses ancestrais paleolíticos entalharam um mapa dos arredores?
Os mapas acompanham a humanidade desde tempos imemoriais. Nos últimos anos, arqueólogos encontraram diversos objetos que nossos antepassados do Paleolítico possivelmente utilizaram para se orientar no dia a dia, encontrar recursos ou organizar expedições de caça.
A mais recente dessas descobertas tem um detalhe curioso que pode torná-la um achado único. Segundo os cientistas responsáveis pela descoberta, trata-se do mapa tridimensional mais antigo já conhecido.
20 mil anos
O possível mapa foi encontrado na caverna conhecida como Ségognole 3, uma cavidade localizada na bacia de Paris, perto da capital francesa. De acordo com as estimativas dos arqueólogos, o mapa teria sido criado pelos habitantes da região há cerca de 20.000 anos, durante o Paleolítico Superior. Isso o tornaria o mais antigo mapa tridimensional já identificado.
Os autores do estudo explicam que essa estrutura teria sido resultado da ação humana e não de uma formação rochosa natural. Esse fator, aliado às semelhanças entre a escavação e o ambiente ao redor da caverna, levou os pesquisadores a concluírem que essa formação nada mais seria do que uma representação das colinas e vales vizinhos — ou seja, um mapa da área.
E esse não é o primeiro achado singular registrado nesse local. Em 2020, um grupo de pesquisadores — que incluía um dos membros da equipe responsável pela nova descoberta — encontrou uma formação rochosa esculpida por humanos na parede da caverna. Nessa formação, identificaram a figura de ...
Matérias relacionadas
Cientistas querem diagnosticar Alzheimer com um único gesto: um simples virar da cabeça
Uma cabeça esquecida por 110 anos em um armário é a chave para a extinção do tigre da Tasmânia
A SpaceX explicou por que a Starship explodiu e onde seus restos caíram