Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Um monte de casas vazias, mas faltam moradias: conheça as cidades das "persianas abaixadas"

Em Damgan, na costa da Bretanha francesa, a maioria das moradias são segundas residências — as casas vazias coexistem com trabalhadores e moradores que não conseguem encontrar um lar

10 jul 2025 - 12h17
(atualizado em 10/7/2025 às 14h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Em Damgan, uma pequena vila costeira da Bretanha francesa, começaram a pintar as persianas de vermelho, azul ou verde, opções mais coloridas que o branco tradicionalmente usado nas fachadas. "Mandamos pintar", reconhece o prefeito, Jean Marie-Labesse. Essa mudança cromática talvez pareça algo menor, mas diz muito sobre os desafios que a localidade enfrenta. O motivo da pintura é que Damgan é basicamente uma cidade de veraneio, e muitas de suas janelas passam quase o ano inteiro fechadas.

Ao colocar um toque de cor nas persianas, a prefeitura pretende (ao menos esteticamente) que Damgan não pareça o que realmente é: uma localidade que permanece dormente quase o ano todo devido ao peso das segundas residências.

O caso de Damgan é interessante porque revela um fenômeno que afeta muitas outras cidades turísticas, dentro e fora da França: o "boom" das segundas residências em detrimento das moradias habituais. Na vila francesa, porém, essa tendência é especialmente acentuada. O Le Parisien afirma que 74% dos imóveis do município são segundas residências, percentual que chegou a se aproximar de 80% antes que a prefeitura tomasse providências.

Na prática, esse percentual se traduz em casas e mais casas fechadas a cadeado durante a maior parte do ano e milhares de persianas abaixadas em um degradê de branco que a prefeitura quer evitar. Os dados são eloquentes. Calcula-se que, das 4.000 moradias do município, 3.000 sejam segundas residências. Traduzindo em habitantes, isso ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Resposta brasileira às tarifas de Trump inclui redução de serviço sobrenatural

Pediu para sair: CEO do X renuncia cargo após 2 anos na empresa de Elon Musk

Elon Musk diz que vai criar novo partido americano após "divórcio" com o presidente Donald Trump

Enquanto milhões de famílias enfrentam a crise, CEO da Kellogg's diz que jantar cereal é a solução

A Ducati contratou Marc Márquez para ganhar corridas, mas não contavam que ele também esvaziaria seu cofre

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade