Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump diz que família Murdoch pode se juntar aos investidores do TikTok nos EUA

Fox Corporation está considerando investir no popular aplicativo de vídeos como parte de uma oferta para evitar sua proibição nos EUA

21 set 2025 - 20h26
Compartilhar
Exibir comentários

WASHINGTON - O presidente Donald Trump disse em uma entrevista transmitida no domingo, 21, que o magnata da mídia Rupert Murdoch e seu filho Lachlan, o diretor executivo da Fox Corporation, poderiam estar entre os investidores envolvidos em um acordo para comprar o popular aplicativo de vídeos TikTok em território americano.

O interesse surge enquanto a ByteDance, proprietária chinesa do TikTok, corre para alinhar investidores para um acordo que separaria o negócio dos EUA do de sua controladora chinesa.

Essa movimentação é exigida sob uma lei federal aprovada no ano passado em meio a preocupações de segurança nacional sobre os laços do TikTok com a China. Trump adiou a aplicação dessa lei quatro vezes, mais recentemente na semana passada.

"Um homem chamado Lachlan está envolvido", disse ele em uma entrevista gravada no The Sunday Briefing da Fox News. Ele e Rupert Murdoch "provavelmente vão estar no grupo, eu acho que eles vão estar no grupo."

O investimento potencial seria feito pela Fox Corporation, o gigante da mídia conservadora que opera a Fox News e a rede de transmissão Fox, de acordo com uma pessoa com conhecimento das conversas.

Os negociadores têm trabalhado em um acordo há meses. Sr. Trump disse na semana passada que houve um progresso significativo, incluindo apoio de Xi Jinping, líder da China. Novos investidores se juntariam para diluir a propriedade chinesa na empresa para menos de 20 por cento para satisfazer a lei.

Trump também disse na entrevista à Fox News que Larry Ellison, fundador do gigante de software Oracle, e Michael Dell, diretor executivo da fabricante de computadores Dell Technologies, estavam envolvidos no acordo. A Oracle, que já fornece recursos de computação para o TikTok, está entre aqueles que se espera que adquiram uma participação no novo negócio. Dell também está considerando investir na empresa, disse uma pessoa familiarizada com a situação.

Os investimentos potenciais também levantam questões sobre se os novos proprietários teriam o poder de influenciar o tom ou o conteúdo no aplicativo.

Os Murdochs têm dirigido seus negócios de mídia com uma inclinação conservadora firme. Ellison é um apoiador do Sr. Trump. Ele e sua família também estão cada vez mais interessados em mídia; ele ajudou a financiar uma oferta de seu filho, David, para comprar o gigante do entretenimento Paramount, e a Warner Bros. Discovery poderia ser a próxima.

Alguns dos maiores investidores da ByteDance, que incluem a General Atlantic e o Susquehanna International Group, planejam permanecer como investidores na nova empresa. A firma de capital privado Silver Lake também teve conversas nas últimas semanas sobre investir em um acordo. Dell tem laços de longa data com a Silver Lake, trabalhando com a firma há cerca de uma década para privatizar sua empresa.

Mas o acordo inclui peculiaridades únicas. Investidores têm discutido pagar uma taxa de transação multibilionária ao governo dos EUA, disseram quatro pessoas familiarizadas com as conversas. Tal estrutura é altamente incomum, mas lembra outras movimentações do Trump no âmbito de acordos nos EUA.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Esta reportagem foi publicada originalmente no The New York Times.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade