Terremoto no Brasil? Teoria sobre falso alerta de atividade sísmica parece absurda, mas eu não duvido que tenha acontecido
Como uma cantora de k-pop e o falso terremoto no litoral de São Paulo podem estar conectados
Na madrugada desta sexta-feira (14) brasileiros residentes de São Paulo e de algumas regiões do Rio de Janeiro e Minas Gerais receberam no celular um alerta de terremoto — algo certamente incomum no Brasil. A mensagem foi enviada pelo Google Play Services, ou seja, majoritariamente usuários de smartphones Android foram impactados pelo aviso.
Tudo aconteceu às 2:13 da manhã. A notificação exibia o texto: "Podem ter ocorrido tremores no seu local. Estimativa inicial: magnitude de 5,5 [na escala Richter]. Toque para saber mais". Ao clicar na mensagem, o serviço do Google passava recomendações do que fazer em caso de abalos sísmicos e exibia que o suposto epicentro do terremoto teria sido no litoral de Ubatuba, em São Paulo.
Logo na manhã órgãos oficiais como a Defesa Civil de São Paulo e Centro de Sismologia da USP emitiram notas declarando que não houve qualquer registro de atividade sísmica na região.
"A Defesa Civil do Estado de SP esclarece que não emitiu nenhum alerta de terremoto na madrugada desta sexta-feira. Segundo o Centro de Sismologia da USP não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado de SP. Não há nenhuma ocorrência registrada ou em atendimento pelas equipes das Defesas Civis municipais."
Mas, coincidentemente, um evento no mesmo dia envolvendo uma cantora sul-coreana levantou uma das teorias mais absurdas que já li na Internet, mas que não me surpreenderia nem um pouco se fosse verdade.
O que k-pop e o falso alerta de terremoto no Brasil têm a ver?
...
Matérias relacionadas
Você não vai acreditar qual personagem de Big Bang Theory deveria ter sido um robô
Para enviar gás natural dos EUA para os EUA… é preciso passar pela Espanha: o absurdo da lei Jones