Script = https://s1.trrsf.com/update-1754424307/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Temos um sério problema com tijolos; fabricá-los com cana-de-açúcar e areia promete ser a solução

A fabricação de tijolos tem um forte impacto ambiental devido às emissões de CO₂ Tijolos feitos com um subproduto da cana-de-açúcar, areia e um aglutinante prometem ser resistentes e seis vezes menos poluentes

17 fev 2025 - 07h37
(atualizado em 18/2/2025 às 12h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O uso de energias renováveis tornou-se uma prioridade para que empresas e países alcancem seus objetivos de descarbonização. Mas, nessa tarefa, reinventar o concreto também se destacou como uma das prioridades. O motivo é que a produção de concreto e a fabricação de tijolos são processos poluentes, por isso universidades, empresas e até agências como a DARPA, nos EUA, estão pesquisando para encontrar alternativas.

E há uma que se apresenta como candidata a substituir o tijolo: o "sugarcrete", ou tijolo de cana-de-açúcar.

Sugarcrete

Na busca por substituir tanto os tijolos como o concreto, estão sendo testadas várias opções, como madeira transgênica e tijolos de adobe contemporâneos, passando por tijolos-grampos que não precisam de concreto como aglutinante. E é nesse contexto que surge o Sugarcrete.

Trata-se de uma alternativa de baixo carbono aos tijolos e blocos de concreto tradicionais, pois é um material resultante da combinação de fibra de cana-de-açúcar, aglutinantes minerais e areia.

Simples e sustentável

Os responsáveis por essa inovação são pesquisadores da University of East London, em colaboração com o Instituto de Pesquisa em Sustentabilidade e com o apoio de empresas de açúcar. Essa parceria é uma das chaves deste material. Não é necessário cultivar cana-de-açúcar especificamente para fabricar esses tijolos, pois as fibras utilizadas são as sobras do processo de produção do açúcar. Esse subproduto é conhecido como bagaço.

Isso facilita o acesso ao material...

Veja mais

Matérias relacionadas

Este estudo revela um fato perturbador: os humanos que cruzaram com os neandertais foram os únicos que sobreviveram

Um dos grandes fracassos da energia solar está no deserto de Nevada: é inútil e já começaram a distribuir a culpa

Japão não brinca e quer construir um supercomputador que deixe a concorrência para trás

Há 2% de chance de um asteroide atingir a Terra, mas não saberemos seu tamanho até que Webb o observe

A ciência está em alerta devido à descoberta de um monstro marinho em uma mina marroquina: uma tomografia dirá se seus fósseis foram falsificados

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade