Saiba quais informações suas ficam armazenadas no navegador e como protegê-las
O Google Chrome é responsável por facilitar sua navegação pela internet, mas deixa registrado consigo diversos dados sobre você
Você consegue pensar nos sites que mais acessa? E os lugares que você mais vai? As principais buscas? Provavelmente não, mas tem uma ferramente bem próxima a você que sabe perfeitamente. Seu navegador e, principalmente, sua conta do Google.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Não conseguimos nem imaginar o quanto de informação cedemos livremente na internet quase que diariamente e o quanto disso fica armazenado. Os dados coletados pelo navegador podem apontar nossas atividades na web, nosso histórico de localização, o histórico de vídeos assistidos no YouTube, os termos buscados e até mesmo os comandos por voz com o assistente do Google.
A empresa de tecnologia norte-americana disponibiliza uma área de privacidade para gerenciar esse fornecimento, mas a maioria das pessoas não sabem como acessar esse painel ou como coordenar os próprios dados.
Para isso, o Terra preparou um passo-a-passo para guiar você internauta nessa luta para desbravar as proteções aos seus dados e garantir sua privacidade.
Acessando a conta do Google
O primeiro passo é acessar os detalhes da sua conta Google. Basta estar logado e ir a este link. Em sequência, clique na aba "Dados e privacidade".
Em sequência desça até a aba "Suas atividades e os lugares em que esteve" e encontre o quadrado "Configurações do histórico".
Com ele aberto, você poderá escolher pausar a captura de informações sobre sua atividade na web, suas localizações e até o histórico de vídeos no Youtube.
Na sessão abaixo, em "Anúncios personalizados" você pode desativar os anúncios direcionados e customizados com seus hábitos de consumo.
Apagando os dados registrados
Se for da sua vontade apagar todos os registros no navegador, o site também te permite isso. Basta acessar este link e, em cada um dos segmentos você pode apagar manualmente os dados registrados ou prever uma data limite para que eles se deletem automaticamente. As opções são 3, 18 ou 36 meses.