PUBLICIDADE

Tecnologia e Soluções

Patrocínio Logo do patrocinador

5 ferramentas gratuitas de IA para você começar a usar hoje

Com o uso da IA é possível tornar a rotina de trabalho mais produtiva e criativa. Veja ferramentas gratuitas

11 mai 2023 - 10h51
(atualizado às 13h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Imagem gerada com a IA Adobe Firefly

Da análise de dados à automação de processos, a Inteligência Artificial está revolucionando a maneira como trabalhamos, isso é fato. Desde que o ChatGPT ganhou notoriedade na grande mídia, a tecnologia tem causado medo em muitas pessoas. 

Apesar das polêmicas, é importante ressaltar que a IA pode tornar o trabalho mais produtivo, sem deixar de lado o poder  criativo das pessoas, pois as principais vantagens do uso dessa tecnologia é o aumento de produtividade, automação de operações, tomada de decisões informadas e o surgimento de novos modelos de negócio.

Se você é do grupo das pessoas que têm medo, a ponto de achar que a tecnologia é uma ameaça à humanidade, que tal testar agora algumas dessas ferramentas para compreender que a tecnologia pode ser sim uma forte aliada? 

“O bacana é que são ferramentas disponíveis gratuitamente na internet que certamente vão te ajudar no dia a dia”, diz Kenneth Corrêa, professor de MBA da FGV e especialista em negócios digitais, novas tecnologias, marketing, inteligência competitiva e Metaverso.

O professor  destaca as cinco principais ferramentas de Inteligência Artificial que ele selecionou como as melhores entre as 300 que ele já utilizou nos últimos meses. 

1. ChatGPT

A versão 4 do ChatGPT transforma a tecnologia em multimodal, sendo capaz de interagir não apenas com textos, como sua versão anterior, mas também com imagens, áudios e até vídeos. Os benefícios dessa ferramenta são muitos como, por exemplo:

  • • Aumento da produtividade

“A ferramenta pode ajudá-lo a gerar ideias e rascunhos rapidamente, permitindo que você produza mais conteúdo em menos tempo”, diz o professor.

  • • Aprimoramento da criatividade

“A IA pode oferecer sugestões de ideias inovadoras para seu conteúdo, ajudando a manter seu trabalho original e atrativo para o público, além de ajudar bastante no writer's block.”

  • • Melhoria na qualidade do texto

“O chatGPT pode auxiliar na revisão e edição do seu conteúdo, corrigindo erros gramaticais e aprimorando a estrutura e o estilo do texto.”

Acesse aqui.

2. Perplexity

Pense em um ChatGPT que antes de te responder, faça uma busca no Google para pegar dados realmente recentes e citando todas as fontes, é essa ferramenta. 

“É uma ferramenta muito eficiente que pode ajudar na busca de informações relevantes, agilizando o processo de pesquisa e garantindo a precisão e atualização dos dados”, garante Kenneth.

Acesse aqui.

3. Tome

Ferramenta que monta apresentações em slides: templates, capas de livros, sumário e slides de conteúdo com texto e imagem. A ferramenta é uma combinação das tecnologias do ChatGPT e Dall-E 2, e funciona em todos os principais idiomas.

“Para utilizar a ferramenta, basta informar o tema que pretende abordar e as imagens são criadas com o Dall-E 2 e por último, é só compartilhar a apresentação online, disponível através de um link”, conta o especialista.

As principais vantagens do Tome:

  • • Criação de histórias com diferentes recursos, texto, vídeo, 3D etc.
  • • Conteúdos interativos: possibilita integrar trabalhos já desenvolvidos
  • • Compartilha apresentação de forma rápida e fácil

A ideia da ferramenta não é usar necessariamente a apresentação bruta, mas especialmente aproveitar a estrutura de tópicos, os textos e as imagens que ficarem boas, proporcionando um bom acabamento e, principalmente, acelerando muito esse processo. É uma ferramenta muito incrível para professores e planners.

Acessar aqui.

4. MidJourney

Essa é uma tecnologia integrada à ferramenta de comunicação do Discord, um app de comunicação muito comum entre os gamers, que possibilita a criação de imagens originais, para uso como banco de imagens, logos, ilustração de slides ou briefing visual.

“A grande diferença dessa tecnologia é as infinitas possibilidades de produção de imagens que a ferramenta oferece, prova disso é a imagem que ilustra essa pauta e foi criada pelo especialista na plataforma. Além disso, é possível fazer imagens para posts, ilustração de livros e demais criações de imagens.”

Acessar aqui.

5. Rationale

Esta é uma ferramenta de auxílio à tomada de decisões, baseado na análise de SWOT, que é uma metodologia de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas, com uma análise completa de pontos fortes e fracos.

“Essa ferramenta pode ser utilizada por quem está elaborando um planejamento, para quem quer avaliar uma ideia de modelo de negócios, para quem acabou de assumir a liderança de um time ou uma área, já que super ajuda a tomar decisões, seja pela análise SWOT, ou também pela análise de pontos fortes e fracos, que são duas coisas diferentes, embora parecidas”, diz Kenneth.

Acessar aqui.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade