Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tatuagens encontradas em mulheres egípcias antigas parecem pedir proteção durante o parto

Estudo foi realizado analisando duas múmias e estátuas que tinham desenhos pelo corpo

11 nov 2022 - 15h41
Compartilhar
Exibir comentários
Tatuagens encontradas em múmias egípcias
Tatuagens encontradas em múmias egípcias
Foto: Anne Austin/University of Missouri-St. Louis, The Journal of Egyptian Archaeology (2022). DOI: 10.1177/03075133221130089

Tatuagens de múmias femininas no Egito que foram analisadas por pesquisadoras da Universidade de Missouri da Universidade Johns Hopkins indicam que, mesmo há milhares de anos, mulheres já tinham anseios e pediam proteção durante o parto.

Em um artigo publicado no The Journal of Egyptian Archaeology, as cientistas Marie-Lys Arnette e Anne Austin, descrevem as tatuagens e os possíveis significados.

As múmias estudadas eram residentes de uma cidade antiga, chamada Deis el-Medina, perto do Nilo, no Egito. Pesquisas anteriores mostraram que a cidade foi ativa ao longo dos anos de 1550 a.C a 1070 a.C. e serviu como uma comunidade para abrigar famílias que construíam túmulos para a realeza egípcia.

Ao longo dos anos, pesquisadores descobriram que a cidade foi bem planejada com ruas e casas para seus residentes. 

Análises das tatuagens

Ao analisar as tatuagens da primeira múmia, que foi encontrada desembrulhada, as cientistas conseguiram fazer representações de uma tigela, um ritual de purificação e uma representação de Bes, um deus egípcio cujo papel era proteger mulheres e crianças, principalmente durante o parto.

A segunda múmia, encontrada ainda embrulhada, foi estudada usando fotografia infravermelha. A pesquisa mostrou que se tratavam de restos mortais restos mortais de uma mulher de meia-idade, com uma tatuagem de um olho de Hórus e Bes, desta vez usando uma coroa feita de penas. 

Um ziguezague abaixo das figuras provavelmente representava um pântano, onde as pessoas da época iam para se refrescar e aliviar a dor

A partir dos achados, as pesquisadoras sugerem que as duas mulheres teriam feito tatuagem para representar um pedido de proteção durante o parto de seus filhos. Além das próprias múmias, estátuas de barro encontradas no local também apresentavam desenhos de tatuagens similares na mesma localização das tatuagens em seu corpo.

"Algo que sugere que a localização combinada e os motivos da tatuagem são parte integrante de sua função e/ou significado", escreveram as pesquisadoras. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade