Startup chinesa 01.AI pretende arrecadar US$200 milhões, dizem fontes
A startup chinesa de inteligência artificial 01.AI pretende arrecadar até 200 milhões de dólares em capital novo, segundo duas fontes familiarizadas com o assunto, com base em uma avaliação de 1 bilhão de dólares alcançada no mês passado, em meio ao aumento do interesse global em modelos de IA de código aberto.
A empresa é uma das várias startups chinesas que abriram, ou planejam abrir, para uso público seus grandes modelos de linguagem (LLM), junto das grandes empresas Meta e Alibaba, em uma disputa para conquistar usuários e alcançar o líder de mercado OpenAI.
Uma das fontes disse que a 01.AI, lançada oficialmente por Lee Kai-fu, ex-chefe da Google China, em julho, após um período de incubação de três meses, atingiu uma avaliação de 1 bilhão de dólares em novembro.
A outra fonte disse que a empresa estava buscando investimentos adicionais de investidores norte-americanos.
Todas as fontes citadas pediram anonimato, pois os detalhes da captação de recursos não eram públicos.
A empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A 01.AI ganhou reconhecimento na comunidade de LLMs de código aberto em novembro, quando seu modelo Yi-34B se tornou o primeiro LLM chinês a chegar ao topo da tabela de recomendação da Huggingface, uma plataforma para que empresas de tecnologia compartilhem LLMs, que são classificados por desempenho e popularidade.
O interesse pela inteligência artificial generativa tem ajudado essas startups a levantar fundos significativos de investidores depois de prometerem tornar seus modelos de IA abertos.
O movimento para abrir o código aberto dos LLMs foi criticado pela OpenAI, fabricante do ChatGPT, que tem mantido os códigos de seus modelos em segredo, invocando o risco de abuso por parte de agentes maliciosos que poderiam trazer perigo à sociedade.