Só temos batata frita com catchup graças à modificação genética feita milênios atrás
Estudo revela que hibridização natural ocorrida há 9 milhões de anos permitiu o surgimento dos primeiros tubérculos, como batata, mandioca e inhame
A batata, o terceiro alimento mais consumido no mundo, pode ter surgido de um encontro totalmente improvável: o cruzamento entre um tomate e uma planta semelhante à batata, chamada Etuberosum, há cerca de 9 milhões de anos. A descoberta, publicada na revista Cell em julho, revela sobre a origem desse alimento e pode abrir caminho para o desenvolvimento de variedades mais resistentes a doenças e às mudanças climáticas.
Encontro improvável? Entenda o que originou os primeiros tubérculos
Um estudo publicado na revista científica Cell revelou que a batata moderna tem uma origem mais surpreendente do que se imagina. Os cientistas descobriram que o tubérculo compartilha um ancestral comum com o tomate e que a batata, na verdade, evoluiu a partir de um cruzamento natural entre um ancestral do tomate e uma planta do grupo Etuberosum, nativa da América do Sul, há cerca de 9 milhões de anos.
Essa hibridização natural foi decisiva para o desenvolvimento da principal característica da batata: a tuberização, processo que permitiu à planta acumular energia e nutrientes em estruturas subterrâneas. Essa adaptação foi essencial para sua sobrevivência em ambientes frios e de alta altitude, como os Andes, onde a espécie se diversificou e se tornou base alimentar de povos indígenas há milhares de anos.
Como era a batata ancestral
Na superfície, a planta ancestral da batata se parecia muito com a Etuberosum, que apresentava folhas e flores semelhantes, mas não produzia tubérculos, apenas ...
Matérias relacionadas
Psicólogo afirma que jovens da Geração Z sentem nostalgia de um tempo que não viveram
Há 20 anos, a NASA começou a drogar aranhas com anfetaminas, maconha e a mais devastadora: cafeína