Se você pensa que a IA é a fórmula perfeita para marketing, o McDonald's prova que você está errado: a reação negativa que se tornou o maior alerta de 2025
Comercial de Natal do McDonald's vira polêmica ao apostar em inteligência artificial e clima 'antinatal'
O McDonald's, a maior rede de fast-food do mundo, entrou no clima natalino de um jeito pouco convencional. No dia 6 de dezembro, a marca divulgou, na Holanda, um comercial de Natal inteiramente produzido com inteligência artificial. Mas o curioso é que o anúncio, na verdade, é "contra o Natal". O produto foi criado pela agência TBWA\NEBOKO, uma agência de publicidade e marketing, em parceria com a produtora The Sweetshop, e pretendia mostrar o estresse típico do mês dezembro, mas acabou provocando duras críticas online, tanto pela temática do vídeo quanto sobre o uso de IA na publicidade.
Anúncio antinatal criado por inteligência artificial é criticado pelo público
Apesar de ter apenas 45 segundos, o comercial divulgado pela maior rede de fast-food do mundo rendeu uma onda de críticas negativas na internet. O problema: muitas pessoas sentiram que ele tinha IA demais e humanidade de menos. Rostos distorcidos, animações estranhas e uma estética que os espectadores classificaram como esquisita contribuíram para essa reação negativa.
Outro ponto é que nem todo mundo gostou da ideia de classificar o Natal como a "pior época do ano", mesmo que de brincadeira. Para parte do público, o comercial é contra o espírito natalino. A releitura da música clássica da época, "It's the Most Wonderful Time of the Year", de Andy Willians, que significa "É a Época Mais Maravilhosa do Ano", em português, foi transformada em uma celebração do caos de dezembro, o que soou para muitos como um...
Matérias relacionadas
Nem maracujá, nem camomila: comer essa fruta antes de dormir vai te ajudar descansar mais