Robô prepara macarrão em restaurante japonês
O lámen, tipo de macarrão mais conhecido no Brasil por sua variante industrializada e bem mais simples, o popular "miojo", é um dos pratos que fazem parte do dia-a-dia do povo japonês. Barato, rápido de preparar e fácil de encontrar, agora o lámen também pode ser preparado por um robô criado por Yoshihiro Uchida.
» Japão mostra robô que serve sushi em feira de tecnologia
» Robô humanóide serve chá em feira na Alemanha
» Japoneses criam robô que lava a louça
» Robô barman serve cerveja e chope em Londres
O robô japonês é a grande atração do restaurante Momozono Robot Ramen, com suas habilidades para dosar ingredientes como shoyu, sal, missô e caldo de carne, de acordo com o gosto do freguês em até 40 milhões de combinações possíveis.
Uma vez pronto o caldo, base do prato, ele é enviado para um humano que adiciona o macarrão e os outros ingredientes, como fatias de carne, ovos cozidos e legumes picados, seguindo o processo tradicional. O pedido fica pronto em dois minutos, e toda a tecnologia não machuca o bolso do consumidor: uma tigela grande do "lámen robótico" custa 500 ienes (aproximadamente R$ 10) e a pequena sai por 300 ienes (cerca de R$ 6).
Uchida, que antes de montar o restaurante trabalhava como engenheiro projetando máquinas para produção de lámen industrializado, espera agora automatizar os outros passos da montagem do prato e tirar os humanos da cozinha, além de reduzir o tamanho do robô. Em declaração ao jornal japonês Mainichi Shimbum, ele diz: "quero produzir o robô em massa e deixar minha marca".