Psicose por uso excessivo do ChatGPT: cada vez mais pessoas são internadas em hospitais psiquiátricos após contato com chatbots
Estão surgindo cada vez mais casos de psicoses e comportamentos paranóicos relacionados ao uso de chatbots
Temos medo de que a IA nos tire o emprego ou prejudique nosso desenvolvimento. No entanto, surge outra questão que está sendo vivida por mais pessoas: trata-se de psicose, colapso nervoso e delírios em usuários de chatbots. Os casos cada vez mais frequentes confirmam que o problema pode atingir qualquer pessoa, até mesmo aquelas que levavam uma vida comum.
Chatbots destroem nossa saúde mental
Segundo o portal Futurism, estamos testemunhando uma tendência perigosa que pode arruinar a vida de pessoas comuns. Essas pessoas, em pouco tempo, podem entrar em estado de delírio e colapso nervoso - apenas por contato com chatbots. Em um dos casos, um homem percebeu em apenas 2 meses e meio várias mudanças preocupantes em si mesmo.
Ele procurou o ChatGPT para ajudar em um projeto de construção e permacultura. Mas rapidamente passou a discutir questões filosóficas com a IA. Como resultado, o homem começou a dizer que havia criado uma inteligência artificial consciente e quebrado as leis conhecidas da matemática e da física. Agora, sua missão seria salvar todo o mundo. Ele foi demitido e acabou internado em uma ala psiquiátrica, sendo salvo de uma tragédia por sua esposa. Antes disso, ele tentou convencê-la de suas ideias, mas, felizmente, ela manteve o bom senso.
Ele me dizia: "converse com ele [ChatGPT] e você vai entender o que quero dizer". Na tela, eu via algo que parecia um monte de baboseiras concordando com tudo, um puxa-saco do c******.
Os chatbots também afetam pessoas que...
Matérias relacionadas